Novos radares do Anel passam por testes e ainda não estão multando, esclarece concessionária

Ana Cláudia Ulhôa
aulhoa@hojeemdia.com.br
16/02/2017 às 18:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 23:01
 (Flávio Tavares/Arquivo Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Arquivo Hoje em Dia)

Os radares que foram instalados no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, entre os bairros Olhos d'Água e Califórnia, ainda não estão funcionando. De acordo com a Via 040, concessionária que administra o trecho, ainda não existe previsão para que os equipamentos comecem a operar.

A notícia de que os aparelhos já estariam multando foi espalha por alguns usuários do WhatsApp, que observaram que os plásticos que cobriam os radares haviam sido retirados. Segundo a Via 040, os equipamentos estão expostos, porque estão em fase de teste.

Em nota, a empresa informou que em março de 2015 foi concluida a instalação de 20 novos aparelhos fixos na BR-040. Desse total, 10 foram posicionados no trecho de 10km do Anel Rodoviário de Belo Horizonte que estão sob sua concessão. Ela ainda explicou que os radares estão passando pela etapa de configuração dos sistemas. “Vencida essa fase, os equipamentos passarão, em seguida, por testes nos lotes de imagens geradas. Tão logo os radares estejam aptos à fiscalização pelas autoridades policiais, a concessionária fará ampla divulgação aos usuários, com 10 dias de antecedência à data oficial do início da operação dos equipamentos”.

A Via 040 referçou também que a empresa tem a responsabilidade de disponibilizar e dar manutenção permanente nos aparelhos, além de processar as informações coletadas e encaminhá-las às autoridades de trânsito. "A fiscalização e autuação dos motoristas, bem como a arrecadação proveniente das penalidades, são de responsabilidade da autoridade policial".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por