Obras em trecho da BR-356 devem ser concluídas na segunda quinzena de agosto

Renata Galdino
rgaldino@hojeemdia.com.br
10/08/2018 às 19:32.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:52
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

nterditado há quase cinco meses, o trecho da BR-356 próximo ao trevo do Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi liberado para o tráfego de veículos. Duas das quatro faixas no sentido Rio de Janeiro estavam fechadas desde março por conta do risco de desabamento de um muro de contenção no local. 

A previsão é a de que as obras de recuperação da estrutura sejam concluídas na segunda quinzena deste mês. De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), há necessidade de ajustes pontuais na rodovia, como a recuperação do pavimento.

Essa etapa foi iniciada na semana passada. Porém, suspensa em decorrência das chuvas dos últimos dias. A pista será novamente fechada para a finalização das intervenções assim que o tempo ficar ensolarado.

O primeiro procedimento feito quando constatado o problema foi a instalação de três vigas de sustentação. Tirantes, estacas e uma armação de aço foram instaladas para dar estabilidade ao muro de contenção. Agora, segundo o DEER, um novo bueiro é construído na pista, para drenar a água das chuvas.

Remoções

Além do risco de queda do paredão havia perigo de movimentação do solo. Na época, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informou que a situação até poderia provocar uma tragédia, afetando moradores da Vila São Bento, que fica às margens da BR-356, nas proximidades do Morro do Papagaio.

Ao todo, 33 famílias tiveram que deixar as casas, que foram demolidas. Dessas, segundo a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), 22 receberam indenizações e outras três aguardam o depósito judicial. Uma foi reassentada e outras cinco ainda serão transferidas para imóveis do programa Vila Viva, da prefeitura. Um inquilino recebe bolsa moradia. O Executivo também negocia o destino de uma outra família. (Com Cinthya Oliveira)
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por