Belo Horizonte, que já possui mais 350 radares, vai ganhar mais oito equipamentos de fiscalização de velocidade. O início do funcionamento dos aparelhos, homologados nessa terça-feira (5), ainda não foi determinado pela BHTrans. Os novos radares estão instalados em vias de grande fluxo de veículos na capital, como as avenidas Amazonas, Cristiano Machado e Carlos Luz.

De acordo com a BHTrans, o objetivo dos radares nas ruas e avenidas da cidade é aumentar a segurança de pedestres e motoristas. Sobre os novos radares, a BHTrans informa que a partir do momento em que a homologação dos radares é publicada no Diário Oficial do Município, os aparelhos já podem entrar em funcionamento, mas será feita uma divulgação com antecedência para alertar aos motoristas o início da operação dos novos aparelhos.

Entenda a fiscalização

O município de Belo Horizonte promove a fiscalização das vias utilizando equipamentos dos tipos: controladores eletrônicos de velocidade, detectores de avanço de semáforo, detectores de invasão de faixa exclusiva de ônibus e de circulação de caminhões.

Os controladores eletrônicos estão divididos em metrológicos e não metrológicos, sendo que, os metrológicos medem algo, o que é o caso dos controladores de velocidade do tipo radar fixo e estático. Já os não metrológicos são aqueles que apenas constatam uma determinada situação, como é o caso dos detectores de avanço de semáforo, detectores de invasão de faixas exclusivas e de circulação de caminhões. E os conjugados, contratados para controlar excessos de velocidade e invasões de faixas exclusivas de ônibus em um único equipamento.

Além dos dispositivos utilizados pela BHTrans nas vias do município de Belo Horizonte podemos citar outros não contratados, como as lombadas eletrônicas (controlam a velocidade de forma pontual, ou seja, naquelas vias em que a velocidade é alternada em função da necessidade local); radar móvel (utilizados dentro de veículo em movimento); detectores de parada sobre faixa de pedestre, dentre outros.

Para acessar e baixar a lista completa dos equipamentos de fiscalização eletrônica de Belo Horizonte, clique aqui.

Leia mais:
Via Expressa e avenida Cristiano Machado ganham novos radares a partir desta quinta
Três novos radares fixos começam a funcionar nas estradas mineiras