Na manhã desta quinta-feira (18) foi anunciado a todos os membros filiados da Organização Mundial do Turismo que a Pampulha é patrimônio cultural da humanidade. Título foi reconhecido pela Unesco e, assim, Belo Horizonte compõe, oficialmente, a lista dos destinos turísticos mais interessantes do mundo.

Na última quarta-feira (17), dia nacional do patrimônio histórico, foi entregue, no Museu de Arte da Pampulha, documento de inscrição do conjunto moderno.

Proteção mundial

O título de patrimônio cultural da humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. O objetivo da Unesco não é apenas catalogar esses bens culturais valiosos, mas ajudar na identificação, proteção e preservação.

Fazer parte da lista de patrimônios culturais da humanidade é importante não só pelo caráter de reconhecimento da importância que os bens possuem, mas também por significar que este passará a contar com o compromisso de proteção da Unesco e de todos os países signatários da convenção para a proteção do patrimônio mundial, cultural e natural, o que hoje significa contar com o resguardo de 190 países. Além disso, o aporte de recursos e a valorização dos patrimônios culturais mundiais tendem a contribuir para fomentar o turismo na região, o que gera novos investimentos na economia local e empregos para a população.

Brasil

O Brasil tem outros 18 bens reconhecidos pela Unesco como patrimônio mundial. Entre eles, destacam-se bens da arquitetura moderna como a cidade de Brasília, bens naturais como o Pantanal e o Parque Nacional do Iguaçu e bens históricos como a cidade de Salvador e o centro histórico de Olinda. Em Minas Gerais, a Unesco também reconhece como patrimônios mundiais a cidade histórica de Ouro Preto, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, e o Centro Histórico de Diamantina.

Leia mais:

Conjunto da Pampulha recebe certificado oficial de Patrimônio Mundial

Conjunto moderno da Pampulha receberá certificado de Patrimônio Mundial