'Onda' de assaltos assusta comerciantes da Ceasa; vítima teve R$ 70 mil roubados

Renata Evangelista
rsouza@hojeemdia.com.br
01/12/2016 às 12:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:54

Uma série de assaltos foi registrada na Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa) na quinta-feira (30). A violência, que terminou com várias vítimas e um homem ferido, assustou os frequentadores do espaço, que cobram reforço na segurança.

No total, conforme o presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros (APHCEMG), Ladislau Jerônimo de Melo, 17 comerciantes foram alvos dos bandidos. Contudo, apenas quatro registraram ocorrências.

No caso mais grave, um homem foi agredido pelos criminosos e teve aproximadamente R$ 70 mil roubados. Segundo a Polícia Militar, a vítima declarou que após fazer a descarga do material foi abordada por dois homens armados com pistolas. O produtor disse que reagiu ao assalto, momento em que foi espancado com socos, pontapés e coronhadas. Ele disse que na sequência foi amarrado dentro do caminhão. Os produtos da vítima foram saqueados. 

Os suspeitos fugiram e o comerciante foi socorrido e levado para a Policlínica Ressaca. O celular do homem foi rastreado e localizado, mas ninguém foi preso. No mesmo dia, a PM registrou outras três ocorrências de roubos no local.

O número, porém, pode ser ainda maior. "Muitos não fazem ocorrência porque não resolve registrar o caso na PM, nada é feito", lamentou o presidente da APHCEMG. Ele reclama que apenas dois militares fazem a segurança da Ceasa, por onde diariamente circula aproximadamente 70 mil pessoas.

"A Ceasa é uma cidade, precisa de policiamento reforçado. Já sugeri pedir ajuda do Exército para dar mais segurança no espaço", confidenciou. O aumento da violência também é queixa dos integrantes do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias da Ceasa (Sintramov). "O policiamento é precário", declarou o representante da entidade, Flávio Câmara.

Vigilância

Procurada pela reportagem, a Ceasa lamentou o episódio, mas garantiu que está investindo em segurança. O complexo informou que possui sistema de Olho Vivo e um pelotão da PM no espaço. 

"A CeasaMinas tem ainda o apoio da cavalaria da Polícia Militar, que faz rondas em todos os dias de comércio. Além disso, a CeasaMinas conta também com uma equipe de seguranças contratadas para intensificar e garantir a segurança patrimonial dentro de entreposto", ressaltou.

A Ceasa informou que avalia a necessidade de implantação de uma delegacia no espaço e destacou, também, que realiza campanhas para incentivar os usuários do complexo a usarem as agências bancárias do local e, assim, não circular com dinheiro em espécie. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por