Onda de furtos e falta de segurança irritam participantes de calourada em BH

Cristina Barroca - Hoje em Dia
29/09/2014 às 10:32.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:23
 (Facebook)

(Facebook)

Dezenas de pessoas tiveram seus pertences furtados durante um festival de música sertaneja que recebeu dez mil pessoas nesse sábado (27), no campus de uma universidade no bairro Estoril, região Oeste de Belo Horizonte. O objeto de preferência dos assaltantes era aparelhos de celular, mas levaram também, carteiras com dinheiro e documentos pessoais.

Uma das vítimas criou um grupo no Facebook com o nome chamando para uma hashtag #FuiAssaltadoNoFesteja. Na página de discussões, até o momento, contamos cerca de 50 pessoas que relatam ter tido seus objetos pessoais furtados durante o evento. No entanto, a Polícia Militar (PM) não soube precisar o número de ocorrências registradas até o momento. Na rede social também, os usuários reclamam da dificuldade em registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e se organizam para fazê-lo, além de cobrarem ressarcimento dos bens levados pelos bandidos.

"Após o crime, fui falar com os seguranças e eles quase riram da minha cara. Falaram que a responsabilidade era minha de ter sido assaltada, porque o banheiro estava cheio e eu estava lá dentro. É um absurdo”, reclamou uma jovem.

De acordo com os usuários, os principais pontos de furto era banheiro, bar e proximidades, locais onde havia mais aglomeração de pessoas. A maioria não conseguiu perceber o roubo, outros já conseguiram relatar características que podem ajudar na identificação de possíveis autores.

Uma vítima contou no Facebook que pegaram seu celular, cartão e dinheiro e no momento, ela percebeu que alguém tocava em sua bolsa e se virou. Ela diz ter visto o rosto do suspeito. "Além dele tinha uma mulher também, porém o rosto dela eu não consegui ver, pois a mesma estava de cabeça baixa."

Empurrado por um rapaz negro, de "rosto cheio" e usando óculos, mais uma vítima descreveu  um possível suspeito. "Tenho certeza que foi nessa hora porque tinha acabado de tirar uma foto e fui ao bar. Quando voltei com copo cheio, ja estava sem celular". Outras duas pessoas descreveram um rapaz alto com boné branco escrito boss em letras pretas, como um possível suspeito também.

O festival de nome “Festeja BH” aconteceu no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e foi realizado por uma parceria com Som Livre e TIM, integrando a Calourada Universitária. A produção do evento é de responsabilidade da Nenety Eventos, conforme contrato assinado entre as partes. De acordo com a assessoria da universidade,  todas as pessoas passaram por revista individual na entrada do evento. O efetivo contou com 150 seguranças privados, de empresas aprovadas pela Polícia Federal; 33 vigilantes patrimoniais e 20 brigadistas, volume compatível com os eventos do mesmo porte. Um posto de operações para a corporação foi montado no espaço do evento, inclusive com estrutura para registrar eventuais ocorrências. Também estavam à disposição dois ambulatórios médicos e duas ambulâncias.

A realização do evento foi alinhada com a Associação dos Moradores do bairro Buritis, segundo nota divulgada pelos parceiros.  Os documentos e objetos encontrados no espaço após o evento estão à disposição dos interessados no escritório da Nenety Eventos, na rua Alagoas, 1314, lj 16, Savassi.

Representantes do UniBH afirmam que todas as providências possíveis foram tomadas evitar ou minimizar os impactos da realização do evento e que estão em contato direto com a empresa de Produção para responder devidamente à todas as demandas do público.

Bazar

Algumas pessoas que tiveram o celular roubado tentam localizá-lo em bazares criados na própria rede social, Facebook, onde também são feitas as denúncias. Em páginas como "Bazar Livre BH" e "Bazar da Catira" os jovens buscam identificar seus aparelhos por fotos. Até o momento não foi encontrado nenhum caso que indicasse esses aparelhos como sendo objetos de furto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por