ONG cria em Minas 1ª reserva nacional para abrigar espécie aquática ameaçada de extinção

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
18/04/2016 às 11:24.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:00
 (Biodiversitas/Divulgação)

(Biodiversitas/Divulgação)

A ONG Biodiversitas anunciou que criou em Minas Gerais o primeiro "santuário" para abrigar o cágado-de-hogei. A espécie, que se assemelha a uma tartaruga, está ameaçada de extinção e, segundo o Ibama, só é encontrada no Estado, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

Conforme a ONG, a Reserva Ninho da Tartaruga fica às margens do rio Carangola, em Tombos, na Zona da Mata mineira, local que tem maior ocorrência da espécie. Ao todo são 6 quilômetros protegidos em uma área-chave para conservação do cágado. 

O Ninho da Tartaruga tem cerca de 100 hectares, que foram adquiridos pela Fundação Biodiversitas com o apoio das instituições norte-americanas Rainforest Trust e da Turtle Survival Alliance.

A ONG também conta com a parceria do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (RAN/ICMBio), do Centro de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental (CECO) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG( – Campus Carangola.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por