A partir do dia 3 de maio (quinta-feira), Sabará, região metropolitana, entrará no seleto mercado da esmalteria, uma derivação dos serviços do tradicional salão de beleza, mas especializado e focado em serviço de manicure e pedicure e em esmaltes, seja pela venda ou aplicação do produto.

A Esmalteria Mulheres Mil vai funcionar na Avenida Prefeito Vitor Fantini, 127, loja 3, no centro do município. O novo empreendimento foi criado por mulheres que participaram de curso de qualificação realizado pela Utramig, em 2017.

A ideia de criar um espaço onde as mulheres do curso de Manicure e Pedicure pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos foi da professora Elisa Silva. “Desde o início do curso, pensei em abrir um empreendimento e convidei as 15 alunas. A turma toda mostrou muita disciplina e empenho e o fato é que são mulheres sedentas de trabalho”, conta Elisa.

Inicialmente, a proposta era criar uma cooperativa, mas as exigências legais foram um impedimento. A constituição de um empreendimento, por sua vez, se mostrou mais viável. Das 15 alunas, cinco aceitaram o desafio e, ao surgir o espaço adequado, a professora logo arregaçou as mangas.

 “O aluguel e o material são de minha responsabilidade. Elas entram com o trabalho e o lucro será dividido meio a meio”, explica Elisa.

Ana Paula de Souza, moradora do bairro Catita, em Sabará, é uma das cinco ex-alunas que entraram como parceiras no negócio. Há três anos desempregada, fez o curso de Manicure e Pedicure, oferecido pela Utramig, no âmbito do Pronatec, de maio a julho de 2017.

“Desde que fiquei desempregada, distribuo currículo e nada. Depois do curso, passei a fazer as unhas de amigas, vizinhas e familiares e assim consigo sustentar meus filhos”, observa Ana Paula. 

Situação semelhante vive outra parceira da esmalteria, Patrícia Ferreira. Mãe de uma menina de poucos meses, ela agarrou a oportunidade. “Preciso trabalhar. Não vejo a hora de a esmalteria abrir”, diz.

Patrícia gostou tanto do curso e da consequente ampliação da renda familiar, que já está inscrita em outro curso da Utramig, com início programado para maio - o de microempreendedor individual.

“Para a Utramig é um momento fundamental. Em nossos cursos de qualificação, temos dois objetivos, duas dimensões: a primeira é que sejamos facilitadores para que essas mulheres possam romper com o destino dado de exclusão. Trabalhamos para que se tornem protagonistas da própria história e tenham uma autoestima cada vez maior", explica a presidente da fundação, Vera Victer.

A segunda dimensão, segundo Vera, refere-se à organização e mobilização das alunas, sem intervenção da Utramig, para assegurar um ganho na renda familiar. Isto é, a determinação em fazer desses cursos um espaço efetivo de aprendizado para o enfrentamento do mundo do trabalho.

“Foi um curso que teve como resultado a inserção imediata no mercado de trabalho e que deu coragem a elas, possibilitou que repensassem a própria vida. São eventos como esse que nos dizem que estamos no caminho certo”, conclui Vera.

Os cursos do Mulheres Mil

A formatura da turma de Ana Paula e Patricia e outras dezenas mulheres aconteceu em agosto do ano passado, nos cursos de Auxiliar de Cozinha, Cuidadora Infantil, Informática Básica, Modelista, Manicure e Pedicure. Foram beneficiadas com esta qualificação moradoras de ocupação e de aglomerados em Belo Horizonte e Sabará.

O Mulheres Mil foi criado com metodologia específica para promover a formação educacional, profissional e cidadã de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Com a execução da segunda edição do programa em Minas, a Utramig atingiu a marca de 600 mulheres capacitadas em cursos de diversas áreas.

Por quase três meses, as alunas tiveram aprendizado prático e teórico e uma carga horária com foco no empreendedorismo, na saúde e nos direitos da mulher. As participantes, em sua maioria beneficiária do programa Bolsa Família, frequentaram dois módulos para o aprendizado: Específico (saberes práticos da profissão em ensino) e Educacional Central (direito e saúde da mulher, empreendedorismo e economia solidária).

Serviço:

Inauguração Esmalteria Mulheres Mil
Data:
3 de maio de 2018 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Avenida Prefeito Vitor Fantini, 127, loja 3 -  Centro - Sabará (MG)