Uma chuva de pétalas de rosas deixou a Praça Sete mais colorida nesta sexta-feira (21) e encantou quem por ali passou. A ação foi mais uma campanha de conscientização do Outubro Rosa, que visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de sucesso do tratamento.

Esta é a quarta vez consecutiva que isso é feito próximo ao monumento conhecido como Pirulito, no centro da capital mineira. Lançadas do alto do antido edifício Bemge, as flores sobrevoaram a avenida Amazonas por alguns minutos. A chuva de pétalas de rosas na praça foi idealizada pela funcionária da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), Cristiane Reis. Para ela, a ação é não apenas um lembrete de exame, mas também uma maneira de proporcionar uma surpresa, em plena correria do dia a dia, para as pessoas que circulam no local. 

"É muito bom ver  as pessoas emocionadas ao assistir a chuva de pétalas de rosas ou até mesmo recebendo uma rosa. É lembrar de forma carinhosa que elas devem se preocupar com a saúde”, afirma.

Assim como dito por Cristiane, apesar da pressa, a auxiliar administrativa, Kátia Simone Andrade parou por alguns instantes para assistir ao que ela considerou um espetáculo. “As pétalas caindo e sendo levadas pelo vento é algo inesquecivel. Lembra mesmo que nós mulheres temos que colocar na agenda os cuidados com a saúde”, disse.
 
Além disso, as mulheres que passaram pela praça durante a manhã receberam dos servidores do Estado um material de campanha informativo, juntamente com uma rosa. No mesmo momento, o Grupo de Dança Pérolas realizou uma apresentação de dança que chamou a atenção. Formado por crianças de idade entre 8 e 12 anos, eles se apresentaram com referência à importância e ao valor da mulher.