Para agir sem medo, mulher aprende defesa pessoal

Janaína Oliveira - Do Hoje em Di
11/03/2013 às 09:07.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:46
 (Toninho Almada/Hoje em Dia)

(Toninho Almada/Hoje em Dia)

O Brasil possui a 7ª maior taxa de homicídios femininos. Uma em cada quatro brasileiras já foi vítima de algum tipo de agressão. O medo continua sendo a principal razão (68%) para evitar a denúncia dos agressores. Dados alarmantes que levaram a Federação Sul Americana de Krav Maga em Belo Horizonte a promover uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.

Cerca de 200 mulheres, de diferentes idades e tipo físico, assistiram a um curso gratuito da técnica israelense de defesa pessoal. “Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência, mostramos à cidadã comum como se defender de ameaças do dia a dia”, explica o professor Beny Schickler, um dos organizadores do evento.

O instrutor garante que todas as mulheres podem aprender as técnicas da luta. “Não é difícil. A técnica é usada para atingir os pontos sensíveis do agressor, como olhos, garganta, região cervical e genital, e pode ser colocada em prática independentemente de peso, tamanho ou força da mulher”, diz.

Metade da força

Ainda segundo o professor, na média, a mulher tem apenas 50% da força do homem. As mais fortes chegam a 70%, no máximo. “O grau de violência mudou, assim como o perfil dos bandidos. Hoje, não reagir não é mais garantia de que você vai sair vivo. Daí a necessidade de aprender a se defender”, afirma Beny.

Experiente, Letícia Vulcano, 26, faz aulas de Krav Maga há 10 anos. “O mundo está muito perigoso. Mas graças a Deus nunca precisei de colocar o que aprendi na prática”, conta. Incentivada pela mãe, Clara Moretzsohn, 17, foi o primeiro contato com a técnica. “Me sinto mais segura agora”, diz.

O Krav Maga é um método de defesa pessoal baseado em movimentos simples, objetivos e naturais do corpo humano, que não possui regras, nem competições.

A modalidade surgiu na década de 40 com a formação do Estado Israelense por Imi Lichtenfeld, que decidiu criar uma técnica corporal que seria eficiente para qualquer um, independente de força ou preparo físico, idade ou sexo, proteger sua vida.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por