Parque Serra do Curral será reaberto e terá melhorias

Elemara Duarte - Do Hoje em Dia
13/08/2012 às 07:04.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:24
 (Marcelo Prates)

(Marcelo Prates)

O Parque Serra do Curral- junto ao paredão que guarda o ponto mais alto de BH - será reaberto no início de setembro, com a reforma concluída. Dentre as melhorias está a instalação de parapeitos e decks nos mirantes, sinalização bilíngue e serviço de acompanhamento de guias nas trilhas.

As reformas começaram em abril, parte do processo de integração do “Complexo Serra do Curral”. “A área com mais de 300 hectares é formada pelo Parque Fort Lauderdale, Parque das Mangabeiras e Parque Serra do Curral”, explica o presidente da Fundação de Parques Municipais, Homero Brasil Filho.

A vista lá de cima, do mirante do Ponto do Encontro, uma espécie de “meio do caminho” da serra mais famosa de Belo Horizonte, é um prato cheio para admiradores do mar de morros mineiros. Ou do que sobrou dele, face ao avanço das mineradoras, como a jazida de dolomita do Acaba Mundo, cuja concessão deve acabar neste ano.

Trilhas

Do Ponto do Encontro partem trilhas que chegam até o Parque das Mangabeiras. O trajeto tem 2,3 quilômetros com vários níveis de dificuldade. O trecho leva, em média, 2 horas para ser percorrido. Emoção para a vista do alto de Nova Lima, Sabará, Itabirito e a selva de pedra belo-horizontina. Ali, o ar é puro, o Cerrado encanta e a imensidão tranquiliza.

“Todos moradores de BH deveriam vir aqui. A reforma poderia deixar o local mais natural, mas foi positivo”, diz o estudante Fernando Goes.

A visitação acontece aos sábados, domingos e feriados mediante pagamento de R$ 5 por pessoa até o Ponto do Encontro. Para as trilhas, R$ 15. Na terça-feira a entrada é gratuita. De quarta a sexta-feira, a meia-entrada é para todos. Entrada permitida para maiores de 14 anos. A visitação deve ser agendada pelo (31) 3277-8120.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por