Parques em Minas são fechados como medida preventiva contra a febre amarela

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
22/01/2018 às 20:12.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:54
 (Reprodução Facebook  Estação Ecológica de Mar de Espanha)

(Reprodução Facebook Estação Ecológica de Mar de Espanha)

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) informou que a Estação Ecológica de Mar de Espanha, no município de mesmo nome, na Zona da Mata, ficará temporariamente fechada em função do risco de contaminação de febre amarela. 

A medida, recomendada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem como objetivo garantir a segurança da população, já que foram confirmadas mortes de macacos nessa área, em decorrência da doença. 

O alerta, segundo o IEF, vale para outras unidades de conservação que não estão fechadas, mas se localizam no entorno de áreas onde houve morte de primatas. 

São elas a Estação Ecológica do Cercadinho (na Região Metropolitana de Belo Horizonte), o  Parque Estadual Serra Verde (em BH), o Parque Estadual da Baleia (RMBH) e o Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José (próximo a Tiradentes na região Central). 

Vale ressaltar que os macacos não transmitem a febre amarela a humanos, mas a morte deles é um indicativo da circulação do vírus. 

Outros locais
 
Os Parques Estaduais Serra do Rola Moça e Itacolomi estão com visitação e atividades recreativas temporariamente suspensas. 

No Rola Moça, a medida foi adotada depois que um morador de Brumadinho, na Grande BH, foi internado no Espirito Santo com o diagnóstico de febre amarela. Além dele, um vizinho morreu por causa da doença. Os dois casos foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por