Parte dos servidores estaduais da saúde seguirão em greve

Álvaro Castro
acastro@hojeemdia.com.br
06/05/2016 às 15:15.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:18
 (SindSaúde/Facebook Oficial)

(SindSaúde/Facebook Oficial)

Parte dos servidores estaduais da saúde de Minas Gerais, em greve há 13 dias, não aceitou as propostas apresentadas pelo Governo do Estado. Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (6), apenas os trabalhadores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fehmig) decidiram deixar de lado a paralisação e retomar as atividades.

Eles serão os primeiros beneficiados da redução de carga horária para 30 horas sem impacto nos vencimentos, uma antiga reivindicação de diversas categorias da saúde. Inicialmente há uma "carta de intenção", segundo explicou a assessoria do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde), de que a partir de setembro inicie o processo de mudança.

Já os funcionários da Escola de Saúde Pública também deixam o movimento, mas não por concordarem com as propostas, mas por não fazerem mais parte da Secretaria de Estado da Saúde. Com a reforma administrativa que stá sendo implementada, eles ainda não sabem a qual secretaria irão responder e acham incorreto continuar uma manifestação contra a SES.

A Fundação Ezequiel Dias seguirá 100% paralisada, já que seus servidores não serão beneficiados, neste primeiro momento, pela redução de carga horária, entre outras reivindicações. Com isso, o único laboratório oficial de Minas teria sua produção interrompida, como por exemplo a de soro antiofídico, realizada exclusivamente em Belo Horizonte em todo o Brasil.

A análise de amostras para doenças como H1N1, dengue, zika, chikungunya e HIV - que já acumulava mais de 4 mil pedidos por causa da paralisação parcial dos trabalhadores  - agora vai parar completamente. Como laboratório de referência no estado, a Funed recebe amostras de material biológico para análise de todos os municípios do estado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por