As obras para a construção de uma nova passarela no km 507 da BR-040, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começaram nesta semana. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas em janeiro de 2018.

O empreendidomento, conforme a Via 040, foi orçado em R$ 2,3 milhões e deve beneficiar aproximadamente 20 mil moradores dos bairros Veneza, Florença, Vale das Acácias e Vale da Prata, que terão mais segurança na travessia.

Durante as obras, os motoristas que trafegarem no local devem reduzir a velocidade e ficar atentos à sinalização. Além da construção da passarela, alguns pontos de ônibus nas proximidades serão reposicionados.

Obra

Conforme a Via 040, a viga principal da nova passarela, em estrutura metálica, terá 35,4 metros de comprimento e 2,4 metros de largura. A passarela será composta de mais duas vigas com 12,2 metros de comprimento e de 2,4 metros de largura. 

A concessionária que administra a rodovia informou, também, que a passarela contará com rampas de acesso com dispositivo "trava-motos", bloqueio de segurança capaz de inibir o uso do espaço por motociclistas sem impedir a acessibilidade de cadeirantes. 

"Além disso, serão instalados telas antiofuscantes, recurso que minimiza o incômodo gerado pelo reflexo dos faróis de veículos em sentidos opostos e ao mesmo tempo impedem a travessia irregular de pedestres".