PBH avalia possibilidade de BHTrans virar autarquia; agentes de trânsito podem voltar a multar

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
27/03/2017 às 18:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:54
 (Luiz Costa/Hoje em Dia)

(Luiz Costa/Hoje em Dia)

Há sete anos, por determinação da Justiça, a BHtrans está proibida de multar. Agora esse assunto ganha repercussão novamente após a possibilidade da BHtrans, atualmente sociedade de economia mista, se transformar em uma autarquia, o que favorece a volta dos agentes às ruas da cidade. 

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informações divulgou, por meio de nota, que "a BHtrans, Belotur, Prodabel e Urbel são  empresas dependentes do tesouro (nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal). Ou seja, elas dependem para seu funcionamento de recursos da prefeitura para a manutenção das despesas correntes. Neste sentido, em termos de dependência financeira (e não nos demais aspectos jurídicos), já há uma semelhança dessas empresas com a natureza autárquica. Todavia não há ainda estudo pronto a este respeito e sim um debate acerca das possibilidades e uma previsão de que isso seja decidido até o final de 2017", justificou.

Quanto à possibilidade da BHtrans voltar a multar, a Secretaria afirmou que esse não é o foco da questão. "Este é um ponto secundário no debate para o qual não há estudo realizado. O ponto fundamental é conseguirmos ter instituições cada dia mais eficientes, com menor custo operacional e com menor dependência do tesouro municipal", respondeu. 

Ainda de acordo com a Secretaria, a discussão da possibilidade da BHTrans virar autarquia veio à tona com a publicação da Lei Federal 13.303/2016, conhecida como Lei de Responsabilidade das Estatais, que trouxe uma série de novos encargos administrativos e organizacionais para as empresas públicas no Brasil. A lei deu prazo de dois anos após sua publicação para a implantação das modificações estruturais nas empresas. Este prazo se encerra em junho de 2018.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por