PBH contrata empresa para abrir a 'caixa-preta' do transporte público na capital

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
29/08/2017 às 15:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:19
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia/Arquivo)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia/Arquivo)

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação para contratar uma empresa especializada para fazer auditoria nas contas da BHTrans e das outras concessionárias que prestam serviço de transporte público na capital. A Transfácil, responsável pela bilhetagem eletrônica, também será inspecionada. A vasculha é uma promessa de campanha do prefeito Alexandre Kalil (PHS) e desejo antigo de muitos moradores da cidade, que não concordam com a tarifa de R$ 4,05. Pelo serviço, o Executivo estima pagar até R$ 2,1 milhões.

A empresa escolhida terá que auditar as contas das concessionárias de 2013 a 2016. Além disso, conforme o edital, ela irá elaborar um modelo para padronização do plano de contas das empresas de transporte público e avaliar a Taxa Interna de Retorno (TIR) das concessões, “a partir de custos, receitas e investimentos apurados mês a mês durante toda a vigência dos contratos, individualmente para cada consorciada e em conjunto para todo o sistema de transporte público coletivo e convencional de passageiro por ônibus de Belo Horizonte, demonstrando o respectivo impacto na tarifa”.

Após a licitação, a empresa vencedora terá seis meses para concluir a auditoria. A licitação foi publicada no último dia 22 e vai ser realizada na modalidade concorrência, do tipo técnica e preço. O edital pode ser consultado aqui. A BHTrans, por meio de nota, esclareceu que a Consulta Pública realizada pela empresa contribuiu para a versão final do edital. 

Em julho deste ano, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) garantiu que não haverá aumento nas passagens enquanto não for feita auditoria. A decisão de verificar as contas das concessionárias do transporte coletivo foi tomada por Kalil em uma reunião no dia 2 de fevereiro, que contou com a presença da BHTrans e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SetraBH). O objetivo é promover melhorias no setor.

Os interessados em participar do processo têm até às 10 horas do dia 10 de outubro para entregar os envelopes na sala de Licitação da Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa, localizada rua Espírito Santo, 605, no 15º andar, sala 1502, no Centro de BH. A abertura ocorrerá no mesmo dia e horário.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por