PBH decide nesta semana sobre reajuste de ônibus na capital

Gabriela Sales - Hoje
28/06/2015 às 09:31.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:40
 (Carlos Roberto)

(Carlos Roberto)

A BHTrans deve dar uma resposta ainda nesta semana ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) sobre o estudo apresentado que provaria a crise financeira das concessionárias. A análise pode indicar a necessidade de revisão do preço das passagens ou de incentivos da administração pública para desonerar a tarifa.

“O contrato prevê reajustes fora do período em casos excepcionais. Estamos verificando os dados das empresas e o que pode ser feito para resolver esse problema”, afirmou ontem o prefeito Marcio Lacerda.

A discussão sobre um possível aumento no valor da tarifa começou no início do mês, durante a greve dos rodoviários. Os trabalhadores exigiam o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), enquanto as empresas alegavam estar no vermelho.

Nesta semana, a PBH encaminhou cópia do documento à Defensoria Pública. O Ministério Público também examinará os documentos. As instituições querem comprovar a veracidade das informações prestadas pelas empresas.

Mobilidade Urbana
Movimentos envolvidos na luta pela melhoria da mobilidade urbana realizaram ontem um seminário para debater o assunto. A criação de um órgão responsável pela gestão integral do sistema de transporte público foi uma das propostas apresentadas por representantes de 14 cidades da região metropolitana.

“Não dá mais para pensar nas cidades de forma isolada. O sistema inclui toda a Grande BH, inclui o interesse dos usuários e até das concessionárias”, disse Heloísa Andrade, membro da Frente pela Cidadania Metropolitana. As sugestões serão encaminhadas aos órgãos competentes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por