PBH faz dedetização no Sion após macaco ser encontrado morto próximo à Mata das Borboletas

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
14/03/2018 às 17:38.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:52
 (PBH/Divulgação)

(PBH/Divulgação)

A Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar uma dedetização no bairro Sion, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, por causa de um macaco encontrado morto no bairro, nesta semana. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta-feira (14). 

A Secretaria não informou o local exato onde o corpo do animal foi encontrado, mas esclareceu que ele foi recolhido em uma rua próxima à Mata das Borboletas e encaminhado para análise. "A morte de primatas é investigada para verificar a possível circulação do vírus da febre amarela. De forma rotineira, desde o ano passado, como prevenção, antes mesmo do resultado dos exames pelo laboratório de referência, são executadas medidas como aplicação de UBV, ação de pente fino com agentes de combate de endemias e ampliação das ações de cobertura vacinal em áreas prioritárias", informou a nota.

A ação de combate ao mosquito Aedes aegypti será realizada pela equipe de Controle de Zoonoses em alguns quarteirões do bairro Sion, próximo ao Colégio Santa Dorotéia e à Escola Municipal Benjamim Jacob. As aulas foram suspensas nas duas escolas por recomendação da prefeitura.

Segundo a PBH, em 2018, mais de 220 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela na capital, o que significa uma cobertura vacinal de quase 93%. A meta é de 95%.

Ainda conforme a prefeitura, não há confirmação de caso de febre amarela com transmissão em Belo Horizonte. As três mortes registradas na capital foram de moradores que contraíram a doença em outros municípios.

Quanto ao Parque Municipal Mata das Borboletas, a Fundação de Parques informou que não há orientação da secretaria para que o local seja fechado, uma vez que o primata morto não foi encontrado lá. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por