Pedestre gastará menos da metade do tempo para atravessar Afonso Pena

Iêva Tatiana - Hoje em Dia
17/01/2015 às 08:46.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:41
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

Percorrer o hipercentro de Belo Horizonte a pé, seguindo pela avenida Afonso Pena, da esquina com a rua Curitiba em direção à rua da Bahia, ficará até quatro minutos e meio mais rápido. O ganho de tempo será possível após a implantação das mudanças de circulação previstas pela BHTrans anunciadas na última quinta-feira (14).   Atualmente, os semáforos para pedestres permanecem quase sete minutos fechados, nesse trecho. A proposta da autarquia de trânsito da capital é reduzir o tempo em 64%, em média, em alguns locais.   Nessa sexta-feira (16), a reportagem do Hoje em Dia gastou quase 13 minutos no trajeto, por volta das 15h. Depois das alterações, quem transitar pelo local deverá gastar menos da metade do tempo.     Melhoria   “Acho ideal essa mudança, porque a população é grande e o intervalo do sinal não é suficiente para todo mundo atravessar as ruas. Sempre tenho dificuldades”, diz o técnico de processos Alexandre Alves, de 24 anos.   A auxiliar administrativa Laura Cecília, de 18, também aprovou a novidade, embora desconhecesse o projeto, que prevê, dentre outras medidas, a inversão da mão de direção na rua Espírito Santo, entre rua dos Tupis e avenida Afonso Pena, e proibição de conversão à direita na avenida Amazonas para avenida Afonso Pena – alteração que também valerá no sentido contrário, da Afonso Pena para a Amazonas.   “Acho que será positivo privilegiar o pedestre, porque sempre acontece de estarmos no meio da travessia e o sinal abrir para os carros, já que o tempo é pouco para a gente”, afirma Laura.   Presença constante na região Centro-Sul da capital, a office girl Patrícia dos Santos, de 35 anos, engrossa a lista de pedestres favoráveis às modificações, que incluem construção de novas calçadas e áreas para travessia de pedestres.   “Existem semáforos que demoram muito para abrir para a gente e ficam pouco tempo no verde. Muitas vezes, é preciso atravessar correndo”, observa Patrícia.     Contraponto Por outro lado, a estudante de Administração Graziele Roque, de 20 anos, acredita que os motoristas sairão perdendo com as inversões e proibições na região.    “O fluxo de carros é muito grande na cidade. Mesmo com a correria do dia a dia, não me incomodo com o tempo de espera para pedestres e acho que vai ser pior para os motoristas”, considera.   Segundo a BHTrans, a proposta da chamada Operação Trânsito Melhor (Mobicentro) é reduzir os estágios semafóricos de três para dois ao longo na avenida Afonso Pena. O objetivo, de acordo com a empresa, é garantir mais segurança e agilidade para pedestres e motoristas.  

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