Pilates: saudável e seguro para as futuras mamães

Izabela Ventura - Do Hoje em Dia
04/02/2013 às 06:27.
Atualizado em 21/11/2021 às 00:40
 (Toninho Almada)

(Toninho Almada)

Fazer movimentos complexos com um barrigão de grávida parece impossível, mas, com as técnicas certas, eles até aliviam desconfortos da gestação. O pilates – atividade de condicionamento postural que mistura ioga, alongamento e outras modalidades esportivas – pode amenizar as dores lombares, por exemplo.

A reclamação foi feita por 50% das grávidas ouvidas em pesquisas da pós-graduação em educação física da Universidade Gama Filho, em São Paulo.

O pilates pode ajudar a combater o problema na medida em que melhora a postura e o condicionamento físico por meio de exercícios de alongamento, conforme a educadora física Maria Militão.


Vantagens

A lista de benefícios às gestantes é grande, mas a especialista cita a melhora do condicionamento cardiovascular como um dos principais. A atividade também prepara membros superiores e inferiores para a sobrecarga corporal; aumenta a capacidade de relaxamento; aguça a percepção corporal e a autoestima; facilita na recuperação física pós-parto.

“Além disso, a técnica fortalece a região abdominal para prevenir a diástase, que é o afastamento do reto abdominal, e o assoalho pélvico (musculatura que segura a urina). No pós-parto, isso evita a incontinência urinária”, explica Maria Militão.

Aline Muniz, de 30 anos, é dona e instrutora de um estúdio de pilates no Barreiro, em Belo Horizonte. Ela está grávida de seis meses de Clara e afirma que a modalidade está entre as poucas atividades físicas que as gestantes podem fazer.

“O pilates evita dores pelo corpo, inchaço nas pernas e ajuda na reabilitação corporal depois do parto, melhorando o tônus muscular. Também fortalece a região pélvica, facilitando o parto normal”, esclarece.
 

Para iniciantes
 
Aline orienta que gestantes iniciantes na atividade comecem com o pilates depois do terceiro mês de gravidez. Tomado esse cuidado, pode-se continuar com as aulas até o nascimento do bebê. “Tenho uma aluna que fez aulas até uma semana antes do parto”.

Os bebês também são beneficiados com os exercícios do pilates. “Os movimentos ajudam a melhorar a oxigenação do feto”, diz Maria Militão.

Leia mais na Edição Digital do Hoje em Dia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por