O governador Fernando Pimentel assinou, neste domingo (16), durante a solenidade em comemoração ao Dia do Estado de Minas Gerais, na cidade de Mariana, dois despachos para investimentos no município. Um deles libera R$ 9,5 milhões para que a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Setop) possa realizar obras de infraestrutura e drenagem urbana na cidade.

O prefeito de Mariana, Duarte Junior, destacou a sólida parceria entre Governo do Estado e a prefeitura para resolução de problemas que atingem o município. “São R$ 9,5 milhões, ainda neste ano, que investiremos de forma responsável e com total prioridade para amenizar o nosso problema de captação de agua. Temos muito o que fazer para a primeira capital do Estado e vamos fazer em conjunto com os anseios de nossa população”, ressaltou.

O segundo despacho tem como objetivo a instalação de um posto avançado pelo Corpo de Bombeiros Militar no município de Mariana, para beneficiar a população na prestação de serviços de defesa civil, proteção, socorro, prevenção e combate a incêndio e explosões, além de busca e salvamento. Hoje, como não há pelotão próprio, o município é atendido pela 3º Companhia do Corpo de Bombeiros, localizada em Ouro Preto.  

Solenidade

O Dia de Minas foi marcado por uma série de homenagens ao sargento Marcos Marques da Silva, da Polícia Militar Minas Gerais, assassinado há uma semana por criminosos que realizaram ataque a bancos na cidade de Santa Margarida, no Território Caparaó.

Durante a cerimônia foi feito um minuto de silêncio em respeito ao policial. A viúva Dulcileia Amaral Marques, o pai Orlando Marques da Silva e a mãe Maria Madalena Marques receberam das mãos do governador Fernando Pimentel, a Medalha do Dia de Minas.

O sargento Marques foi lembrado também no discurso do prefeito de Mariana, Duarte Júnior. “Nessa oportunidade homenageamos pessoas que, na vivência de seus dias, deram tudo de si, para o Brasil, para Minas e por Mariana. Qualquer palavra dita aqui não irá amenizar essa imensa dor, mas é importante que homens da sensibilidade do governador Fernando Pimentel não deixem de reconhecer jamais o trabalho prestado pelos profissionais dessa categoria, que lutam diariamente pela segurança da população e se doam em prol disso”, disse.

Durante a cerimônia também foi homenageado o professor e ex-prefeito de Mariana, Roque José de Oliveira Camêllo, falecido em março deste ano e idealizador da criação do Dia do Estado de Minas Gerais foi lançada por ele. Para marcar a data, foi lançado o máximo postal.

Medalha

A cerimônia oficial do Dia do Estado de Minas Gerais acontece todos os anos no dia 16 de julho, quando a capital do Estado é transferida simbolicamente para Mariana – primeira capital mineira. Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa aniversário da cidade, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição do Dia do Estado de Minas Gerais como data cívica estadual.

O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense. Em 19 de outubro de 1979, foi sancionada pelo governador Francelino Pereira a Lei 7.561 instituindo data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais.

Nesta edição, foram agraciadas 51 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento mineiro, entre políticos, desembargadores, estudantes, gestores públicos, professores, advogados e policiais militares.

Uma das homenageadas foi a estudante Luanna Kathleen Paiva Ramalho, presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), que destacou a importância da homenagem à instituição, que representa mais de 600 mil estudantes no Estado.

“É um momento histórico, de um governo que dialoga com a classe estudantil. A gente estar aqui hoje é uma novidade, uma honra muito grande para nós. O governo tem tido uma grande parceria com o movimento estudantil”, ressaltou. 

(*Com Ascom Governo de Minas)