Quem passar pela BR-356 nesta sexta-feira (10), na altura do bairro Santa Lúcia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, perceberá um trânsito menos congestionado. A faixa da via que estava interditada desde março, quando se descobriu um risco de desabamento de um muro de contenção no local, está liberada.

Mas o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), responsável pela rodovia, explica que a liberação da pista não é definitiva. Ainda resta realizar a última etapa de recuperação do trecho – a colocação de mais uma camada de pavimento –, mas isso não foi possível por causa da chuva atípica desta semana e da previsão de mais precipitações.

Assim que o tempo voltar a ficar ensolarado, a pista será interditada novamente para a colocação da última camada de pavimento.

O DEER afirma ainda que 90% da obra no muro de contenção foi concluída. Resta ainda terminar a pavimentação da estrada e a drenagem sob a pista. A previsão é que a conclusão aconteça na segunda quinzena de agosto.

Relembre o caso

Em março deste ano, foi identificado um risco de colapso no enorme muro de contenção que dá sustentação à BR-356, bem próximo ao encontro com a avenida Nossa Senhora do Carmo. A Vila São Bento, uma comunidade que cresceu bem ao lado do muro, teve de ser removida para que as obras pudessem ser realizadas no local. Mais de 30 casas foram demolidas.

br-356 pista liberada

Conclusão da obra deve ser entregue até o fim do mês

Leia mais:
Rota do medo: motoristas evitam BR-356 e aumentam caminho por receio de desabamento
Secretário de Obras Públicas visita trecho ameaçado da BR-356 e amplia área de desapropriação