Plataforma on-line fomenta o diálogo e incentiva cadeia esportiva no Estado

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
16/02/2018 às 20:29.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:24
 (CRAS Sobrália/Divulgação)

(CRAS Sobrália/Divulgação)

Fornecer um panorama da realidade esportiva em Minas e manter um canal de diálogo aberto com o cidadão. Esses são os principais objetivos do portal Observatório do Esporte, criado há cinco anos pelo governo do Estado e que já despertou o interesse de estrangeiros. 

Desde que está no ar, a plataforma on-line já alcançou 448 mil pessoas, 130 mil usuários e até possibilitou que programas da área fossem replicados. É o caso do projeto de taekwondo realizado em Sobrália, no Leste de Minas, com crianças em vulnerabilidade social, promovido pela prefeitura em parceria com a Escola Estadual José Severino. 

A pedido do secretário de Esportes, Lazer e Juventude do município, Fábio Silva de Oliveira, a ideia foi publicada no portal e acessada por vários internautas querendo implementá-la em suas cidades. “É uma ferramenta que divulga assuntos diversos e isso ajuda a nos informar e ter novas ideias para a área esportiva. É uma satisfação ver que por meio da informação que circula no Observatório possivelmente outras crianças também serão beneficiadas”, afirma o gestor.

Monitoramento

É por meio de dados, números, indicadores e pesquisas que o Observatório monitora o cenário esportivo em Minas. Esse conjunto, de acordo com a Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), subsidia o diálogo, programas e tomada de decisões de agentes dos setores público, privado e da sociedade civil para fomentar a prática esportiva.

De acordo com a gestora e analista de Políticas Públicas Esportivas da pasta, Ana Paula de Jesus, a interação com o público tem progredido a cada dia. “Nos últimos tempos, o Observatório do Esporte tem alargado suas funções e ampliado a visibilidade por meio das ferramentas gratuitas de informações sobre eventos e qualificações esportivas e notícias relevantes ao cenário esportivo no Estado”, destaca.

O site traz, ainda, ofertas de emprego e fomento da atividade física, além de indicar estruturas para a prática de diversas modalidades. São indicados clubes, projetos e iniciativas apoiados pela Seesp.

Interesse estrangeiro

Por conta de sua funcionalidade, o Observatório do Esporte já despertou a atenção de gestores públicos de fora.

Recentemente, o Ministério do Esporte do Equador demonstrou interesse em conhecer mais a fundo a plataforma para desenvolvê-la no país. Do Brasil, um órgão de Santa Catarina manifestou o mesmo objetivo.

Mais interação

Buscando maior interação com os internautas, em 2017 o Observatório do Esporte publicou 95 entrevistas com as personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da área em Minas. A iniciativa reforçou a capacidade do esporte enquanto instrumento de promoção humana e possibilitou a partilha de boas práticas e experiências.

Exemplos são as reportagens com o cônsul britânico Thomas Nemes e com a coordenadora do Movimento Olímpico de Uberlândia, no Triângulo, Tatiane Flores. Ambos relataram experiências com projetos para a disseminação do rugby em Minas.

Visibilidade

As notícias veiculadas na plataforma movimentam o setor. Entre as mais recentes está a que informa sobre os nove atletas brasileiros participantes das Olimpíadas de Inverno na Coreia do Sul, iniciadas em 9 de fevereiro. O Time Brasil conta com a belo-horizontina Jaqueline Mourão, que irá isputar a modalidade do esqui cross country.

Há também a história de sucesso de Luka Pereira, de Três Pontas, no Sul de Minas, que foi o primeiro colocado no prêmio “Melhores do Ano”, da Seesp. 

Denúncias sobre o estado de conservação de estruturas esportivas públicas também colaboram para melhorias. Nesse caso, o cidadão é orientado a procurar as instâncias competentes.

As pautas indicadas pelo público, geralmente, visam à divulgação de projetos esportivos sociais, valorização e ampliação da visibilidade das conquistas de atletas mineiros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por