Polícia busca em Minas suspeitos de atacar Taís Araújo

Renata Evangelista - Hoje em Dia
16/03/2016 às 09:49.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:49
 (Facebook/Reprodução)

(Facebook/Reprodução)

A Polícia Civil do Rio de Janeiro busca em Minas Gerais os autores das ofensas racistas à atriz Taís Araújo, publicadas no Facebook da global. A operação, coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), ocorre simultaneamente em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia.

Segundo o delegado Alessandro Thiers, da DRCI, a corporação espera desarticular o grupo criminoso e, para isso, cumpre quatro mandados de prisão e onze mandados de busca e apreensão em várias cidades. Ele não detalhou, contudo, quais municípios são alvos da ação.

As investigações revelaram que os ataques dirigidos a Taís Araújo foram premeditados pelo grupo criado exclusivamente para atacar, de forma racista, perfis nas redes sociais. Além da Taís Araújo, as também globais Sheron Menezzes, Maju Coutinho e Cris Vianna também foram ofendidas na internet.

"O grupo atuava incitando seus membros para o cometimento das atividades ilícitas de discriminação racial. Os incitadores criavam grupos secretos e temporários para potencializá-los, e ainda, chegavam a informar maneiras de mascarar a conexão no intuito de tentar dificultar o rastreamento, objetivando a impunidade por tais crimes", informou a polícia.

Crime

Os autores das ofensas racistas poderão ser condenados a até três anos de prisão por crime de injúria racial, informou o delegado Alessandro Thiers. A injúria racial está prevista no Código Penal, associada ao uso de palavras que depreciam a pessoa pela cor da pele, raça, etnia, origem e religião. O Código Penal prevê pena de prisão de um ano a três anos, além de pagamento de multa. Já o crime de racismo, previsto na Lei Federal 7.716/1989, atinge uma coletividade de indivíduos. É um crime inafiançável e imprescritível.

Ataques

Os ataques contra Taís Araújo ocorreram em janeiro deste ano depois que a atriz compartilhou uma foto na rede social. Ela foi insultada com comentários como "Te pago com banana", "Me empresta seu cabelo para lavar louça", "Pode ser mais clara?", "Como pode alguém achar bonito esse cabelo de Bombril?", "Com esse cabelo dá pra lavar a Globo inteira" e "Não sabia que no zoológico tinha câmera". Na ocasião, mais de cem pessoas curtiram os insultos.  (function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de... Posted by Taís Araújo on Domingo, 1 de novembro de 2015

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por