Polícia Civil cumpre mandados de busca em terceira fase da operação "Octopus"

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
31/08/2016 às 17:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:38
 (Divulgação/Polícia Civil)

(Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou nesta quarta-feira (31) a terceira fase da operação Octopus, em Belo Horizonte. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo seis em uma revendedora de veículos e um em uma concessionária, na região Oeste da capital. 

O objetivo é desmontar um esquema de fraudes em quilometragens de veículos automotores. Empresas são investigadas de utilizar supostos serviços fraudulentos executados por um dos investigados, preso na segunda fase da operação. As revendedoras, a partir da adulteração, conseguiram revender os veículos com grande quilometragem como se fossem seminovos. 

Na ação desta quarta, foram apreendidos computadores e diversos documentos relacionados às fraudes. As investigações continuam e novas etapas serão desencadeadas.

O ESQUEMA

Segundo apuração da Polícia Civil, haveria dois tipos de fraude: troca do painel eletrônico e adulteração eletrônica. No caso da troca de painéis, um painel com quilometragem menor interpõe um painel de quilometragem maior. No processo de adulteração eletrônica, os criminosos utilizam equipamentos para alterar o registro direto na centralina eletrônica. 

O delegado responsável pela operação alertou a população para evitar a aquisição de veículos com suspeita de adulteração. "Uma forma de se previnir dessa fraude é o consumidor sempre solicitar às concessionárias ou autorizadas o histórico de manutenção do veículo, para poder comparar se há divergências", informou. 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por