Polícia Civil desmantela maior esquema de tráfico de drogas em Betim

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
29/12/2016 às 19:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:15

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou nesta quarta-feira (28) a operação "Samaria", que resultou na prisão de 36 pessoas e apreensão de um adolescente de 17 anos, suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas em Betim e Região Metropolitana da capital. Para realizar os trabalhos, a PCMG contou com o envolvimento de 200 policiais e apoio do canil da corporação.

As investigações duraram cerca de um ano e revelaram o esquema de venda de drogas que envolvia grupos com atuação no tráfico de entorpecentes nos bairros Citrolândia, Brasileia, Sítios Porções, Jardins das Alterosas, Cruzeiros do Sul, PTB e Paquetá, em Betim, e nas cidades de São Joaquim de Bicas e Igarapé.

De acordo com a investigação, Emílio Ferreira do Carmo Neto, 32, conhecido como "Salu", era o chefe da organização criminosa e atuava como apoio aos outros esquemas de venda de drogas nas diversas regiões. Outro líder do tráfico na região do Citrolândia, Welington José de Souza, 22, o "Eltinho", comandava um esquema que chegava a movimentar cerca de R$ 50 mil por semana com venda de drogas.

A operação foi denominada "Samaria" em alusão ao trecho bíblico onde "Salu" (apelido do chefe da organização) caiu do cavalo."A prisão de Emílio, e de todos os outros envolvidos no esquema, é uma resposta da Polícia Civil à sociedade e visa combater o tráfico de drogas na região de Betim, além de desarticular toda a cadeia de crime que tem relação com a venda de drogas, como roubos e homicídios”, informa o delegado Álvaro Huertas.

Durante os trabalhos, foram cumpridos pela Polícia Civil 41 mandados de prisão e 41 mandados de busca e apreensão nos locais identificados como refúgios da organização criminosa e na residência de suspeitos. Além das prisões, na operação também foram apreendidas diversas porções de crack, cocaína e maconha, somando 4 quilos de drogas, e três armas, inclusive de calibres de uso restrito às forças armadas.

Os suspeitos foram indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O inquérito foi encaminhado para o Ministério Público.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por