Polícia Militar entra na luta contra a dengue em Minas

Celso Martins - Hoje em Dia
20/03/2013 às 07:02.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:03
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

A Polícia Militar vai ajudar no combate à dengue em Minas. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou na última terça-feira (19) o treinamento com 200 homens da corporação. Eles vão repassar informações à comunidade sobre como eliminar focos do mosquito.

“Toda vez que um policial atender a uma ocorrência, poderá distribuir um panfleto e ajudar na prevenção”, disse o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

A secretaria também planeja usar a estrutura de saúde da Polícia Militar, além de médicos e enfermeiros da corporação, nas cidades onde há surto de dengue.


Nas escolas

Os 4 mil diretores das escolas públicas do Estado estão sendo orientados por meio de videoconferência a repassar para servidores e alunos a importância da eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença. A dengue também será tema de concursos de redação.


Mosquito

Pelo menos um milhão de litros de água sanitária serão comprados pela SES para eliminar as larvas do mosquito da dengue. O hipoclorito de sódio será distribuído gratuitamente à população.

Neste ano, a secretaria registrou 93.184 casos da doença no Estado. Vinte e três pessoas morreram. Uberaba, no Triângulo Mineiro, é a cidade com mais notificações (8.131). Houve sete óbitos.

“Estamos preparando uma cartilha sobre como eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti de forma segura. A água sanitária pode ser jogada nos ralos dos banheiros e na caixa d’água”, diz Antônio Jorge. O Ministério da Saúde autorizou a distribuição do produto.

No próximo fim de semana, uma equipe da SES irá a Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), fazer a entrega de 40 mil litros de hipoclorito de sódio à população e orientá-la sobre como usar a substância.


Fumacê

A SES vai comprar 40 caminhonetes equipadas com o fumacê. Esse tipo de veículo é usado para jogar inseticida nas avenidas e ruas com maior número de casos da dengue.

Segundo Antônio Jorge, a SES está fazendo contato com fornecedores para a compra dos automóveis e do dispositivo para eliminar o mosquito.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por