Polícia Militar orienta como reduzir a vulnerabilidade em estacionamentos

Gabriela Sales
gsales@hojeemdia.com.br
11/04/2017 às 15:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:05
 (André Brant/Hoje em dia)

(André Brant/Hoje em dia)

Depois da morte da vendedora Adriana Lacerda, de 39 anos, que foi rendida na saída do estacionamento de um shopping em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e assassinada na sequência no último sábadoo (8), muitos se questionaram sobre a segurança em estacionamentos privados, seja em eventos ou em grande centros comerciais.

O chefe da comunicação social da Polícia Militar, major Flávio Santiago, explica que medidas simples podem ajudar a evitar o crime. “Vale lembrar que os estacionamentos privados devem oferecer condições mínimas de segurança para os usuários que estão contratando o serviço. Mas independentemente de qualquer situação, a vítima não deve reagir”.

Verificar o ambiente: “O estacionamento é um local apenas de chegada e partida de veículos. Não é para pessoas ficarem paradas entre os carros. Ao visualizar suspeitos parados no estacionamento, o motorista deve dar uma volta e acionar a segurança do local. O mesmo serve para quando estiver indo embora do estabelecimento”.

Objetos à vista: “Não deixar objetos que chamem atenção expostos dentro do veículo. Objetos como roupas, bolsas, eletrônicos e sacolas chamam muito a atenção. Guarde tudo no porta-malas do carro e sempre verifique se alguém está te observando”.

Carro não é “sala de descanso”: “Não faça do veículo um ambiente de descanso. Não fique parado dentro dele, mesmo que seja em um estacionamento privado. Ao entrar no carro, dê a partida e vá embora. As pessoas estão com o hábito muito errado de entrarem no carro e começarem a acessar redes sociais. Isso deixa a pessoa ainda mais vulnerável”.

Se for vítima, não reaja: “Uma reação pode gerar uma ação violenta. Por isso, a recomendação é que a vítima não tenha nenhum tipo de reação”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por