Poluição da lagoa da Pampulha chama a atenção da Unesco

Letícia Alves - Hoje em Dia
30/09/2015 às 07:09.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:53
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

Apesar de ter vindo a Belo Horizonte para avaliar o Conjunto Moderno da Pampulha, a missão técnica da Unesco não deixou de perceber a degradação da lagoa. De acordo com a prefeitura, a poluição da represa não influencia a avaliação da região na corrida pelo título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Porém, conforme o Hoje em Dia mostrou na edição do último domingo, especialistas afirmam que, mesmo não sendo determinante para o reconhecimento internacional, a lagoa da Pampulha é um ponto fraco a ser melhor avaliado no cartão-postal de BH.

No segundo dia de visita da Unesco, na terça-feira (29), a orla esverdeada foi registrada em vários momentos por meio de fotos pela venezuelana Maria Eugenia Bacci, responsável por elaborar uma avaliação técnica sobre a candidatura do local. A consultora do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), órgão ligado à Unesco, desembarcou na segunda-feira na capital.

Ela iniciou o percurso pela Casa do Baile, seguindo a pé até o Iate Tênis Clube. No caminho, em uma tubulação de esgoto, Maria questionou ao arquiteto Flávio Carsalade, integrante técnico do dossiê da candidatura, o motivo para a cor no local. A decomposição de folhas foi a justificativa dada.

No mesmo momento, um barco agitava a água ao redor da Igrejinha da Pampulha, outro ponto de parada da consultora. Tambores também foram utilizados para retirar a camada de sujeira da lagoa.

DÚVIDAS

Segundo a diretora do Conjunto Moderno da Pampulha, Luciana Rocha Feres, uma reunião hoje com a Copasa e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) deverá esclarecer os questionamentos da consultora sobre a despoluição da lagoa. Ela ainda informou que a limpeza com os barcos é uma operação de rotina, e não de emergência.
As visitas ao conjunto prosseguem até amanhã. Na sexta-feira, a expectativa é a de que representantes da missão antecipem algumas considerações referentes ao complexo.

A decisão sobre a conquista da chancela será anunciada em junho de 2016, em Istambul, na Turquia. Até novembro, o comitê técnico de BH poderá prestar esclarecimentos ao órgão sobre o conjunto.

Confira imagens da visita da especialista à Pampulha:
 

 

 

Enquanto a visita era feita, um barco circulava pelo espelho d'água, agitando a água.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por