Pontos turísticos de Congonhas são reinaugurados após revitalização

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
19/12/2016 às 21:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:08

A Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Alameda Cidade Matosinhos de Portugal, em Congonhas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte foram abertas novamente ao público, neste sábado (17). Os dois locais estavam fechados para obras do PAC Cidades Históricas, programa do governo federal para preservação e valorização do Patrimônio Cultural. O investimento total realizado nas intervenções foi de R$3,2 milhões.  

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma construção datada do final do século XVII, foram realizadas a restauração dos bens integrados, a higienização do retábulo e revisão estrutural. As pinturas do templo também foram restauradas, com a remoção de repintura e nivelamento para preenchimento de algumas áreas danificadas. As obras contemplaram, ainda, a reconstituição de pequenas partes da talha do retábulo e a reintegração do douramento, resgatando as características originais das cores. Iphan/Divulgação / N/A

Requalificação da Alameda Cidade Matosinhos

No caso da Alameda Cidade Matosinhos de Portugal, o projeto executado permitiu uma melhora no ambiente urbano, com a valoriação dos espaços públicos, valorizando a importância deste local e seu significado na vida do município. Conforme o Iphan, ele é um é eixo de ligação entre alguns dos principais monumentos históricos e equipamentos urbanos de Congonhas.

Além de destacar o conjunto do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, incluindo o Museu de Congonhas e Centro Cultural Romaria, a requalificação da Alameda Cidade Matosinhos de Portugal, cria espaços de lazer com qualidade ambiental, com mobiliários e materiais adequados e de maior qualidade estética. A proposta é, também, priorizar o pedestre, garantindo sua acessibilidade em toda a área de intervenção. Foi instalada, também, nova iluminação pública e cênica visando valorizar a paisagem noturna. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por