Portões são fechados e atrasados perdem primeiro dia de provas do Enem

Patrícia Santos Dumont e Raquel Ramos - Hoje em Dia
24/10/2015 às 13:01.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:12
 (Patrícia Santos Dumont/Hoje em Dia)

(Patrícia Santos Dumont/Hoje em Dia)

Alguns chegaram mais cedo pra evitar dor de cabeça, outros preferiram não antecipar tanto pra driblar a ansiedade. Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste sábado (24) e domingo (25) em todo o país, já estão em sala de aula para fazer as provas de Ciências Humanas e da Natureza e suas Tecnologias, marcadas para as 13h30.

Abertos pontualmente às 12h, os portões foram fechados às 13h, sem dar chances a quem perdeu a hora. Para ajudar os estudantes, a BHTrans reforçou o transporte público na capital.

As provas deste primeiro dia terminam às 17h30. No domingo, os testes aplicados serão de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

7,7 milhões
Mais de 7 milhões de brasileiros se inscreveram no Enem deste ano. O exame é a porta de entrada para milhões de estudantes que almejam uma vaga na universidade.

Em Belo Horizonte, a UFMG é o local mais concorrido, tanto para realização das provas, quanto por quem desejar fazer um curso superior. Para 2016, foram disponibilizadas 6.670 vagas destinadas aos candidatos do Enem.

Os resultados do exame estarão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir de quarta-feira (28).

Tarde demais
Um ano de preparação e, ao contrário do que se imaginava, a ansiedade não foi a maior vilã de alguns estudantes que iriam realizar, neste sábado, o primeiro dia de provas.

Um incidente fez Cyndi Layne, de 17 anos, chegar depois do horário de fechamento dos portões e perder a oportunidade de concorrer a uma vaga na universidade. Ela faria as provas na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus Pampulha da UFMG.

"Perdi meu cartão e só percebi que estava sem ele na última hora. Corri para imprimir outro, mas infelizmente não deu tempo", lamentou, ao chegar quatro minutos após o fechamento do portão, às 13h. A estudante sonha em estudar administração.

Sayonara Gonçalves, de 25 anos, também perdeu a oportunidade desse ano. Um erro de interpretação do cartão, que dá acesso ao local de prova, a deixou do lado de fora da sala de aula. "Fiz confusão com o local da prova e agora não dá mais tempo de ir para o meu prédio", contou.

Na PUC

Na PUC Minas, candidatos que não conseguiram entrar fizeram até coro pedindo a reabertura dos portões. Mas nenhum retardatário conseguiu acessar a universidade. Pelo menos seis pessoas perderam o horário da prova e acabaram.

Cinco minutos atrasado, José Nascimento, de 34 anos, justificou que não foi avisado sobre o momento de fechamento das portas. "Como o teste começa às 13h30, pensei que pudesse chegar mais tarde", disse.

Também foi por poucos minutos que Antônio Braga , de 38 anos, perdeu a chance de tentar se livrar do financiamento estudantil para conseguir uma bolsa integral no curso de direito. Ele já é estudante universitário deste o início do ano. "Moro perto daqui, no Alto dos Pinheiros, mas peguei um trânsito no Anel Rodoviário", lamentou. Mesmo sabendo que estava atrasado, se arriscou a ir até os portões para certificar-se de que não conseguiria entrar. "A esperança é a última que morre".

 

Assista ao vídeo:

Vídeo de Raquel Ramos para o Hoje em Dia

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por