Todos os postos de saúde de Minas Gerais abrem neste sábado (16) para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. A meta é imunizar crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Em Belo Horizonte, as 152 unidades de saúde vão funcionar das 8h às 17h. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), cada município tem autonomia para definir o horário de abertura dos postos.

A campanha para colocar em dia a imunização segue até o dia 22 de setembro em todo o país, conforme o Ministério da Saúde. Neste ano, serão convocados mais de 47 milhões de pessoas. Mais da metade (53%) desse público já deveriam estar com o calendário de vacinação completo.

Nos 12 dias de mobilização, treze vacinas para crianças e oito para adolescentes estarão à disposição da população.

Vacinação das escolas

O Ministério da Saúde anunciou que planeja instituir um dia nacional de vacinação nas escolas. “Pretendemos avançar ainda mais na conscientização dos pais para a importância da vacinação de crianças e adolescentes. A campanha que lançamos hoje reforça que todos os dias são dias de vacina. Só com essa conscientização é que a população brasileira estará protegida de uma série de doenças que são facilmente preveníeis apenas com vacinação,” enfatiza o ministro Ricardo Barros.

*Com Agência Saúde