Prédio planejado por Niemeyer se transformará em polo de empreendedorismo

Hoje em Dia
23/02/2016 às 15:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:32

O prédio do antigo Bemge – emblemático imóvel que leva o nome de Oscar Niemeyer, arquitetado em 1953 – localizado no Centro de Belo Horizonte, próximo à Praça Sete, será completamente revitalizado e se transformará um grande polo de inovação e empreendedorismo nas áreas de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e de Economia Criativa do Estado: o P7 Criativo. O empreendimento, que ainda não tem data de entrega, tem o início das obras previstas para o segundo semestre de 2016.

A iniciativa – ainda em fase de definição do escopo – busca inovar a cadeia produtiva de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual, nas áreas de design, moda, audiovisual, entre outros, reunindo em um só lugar diversos profissionais em espaços variados, como centro de pós-produção audiovisual, biblioteca, auditório, centro de desenvolvimento de software, ambientes de locação para pequenas e médias empresas, restaurante e café, além de uma educação focada no movimento de startups — empresas inovadoras da área de tecnologia.

O P7 Criativo vai receber investimentos entre R$ 40 milhões e R$ 60 milhões e possibilitará trabalhar a Indústria Criativa como instrumento estratégico no desenvolvimento econômico de Minas Gerais, contribuindo para diversificação e internacionalização da economia mineira.

Pelos estudos preliminares, o novo empreendimento poderá gerar 1.625 empregos diretos. Estimando-se que cada emprego direto do setor de Economia Criativa resulte na criação de cinco indiretos, chega-se ao potencial de geração de 8.125 empregos indiretos.

De acordo com a diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Machado, o objetivo primordial do projeto é a diversificação do desenvolvimento econômico do Estado.

Entre outros benefícios da ação destacam-se a elevação do capital intelectual, o desenvolvimento empresarial e o aumento da competitividade, bem como a qualificação de capital humano, a valorização e a retenção de talentos. Além disso, com as obras de restauração do edifício, haverá a consequente valorização com a revitalização do hipercentro da capital mineira e da atividade econômica.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por