Estudantes mineiros pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2017 devem ficar atentos. Quem teve o nome listado na chamada regular tem só até hoje para concluir a inscrição. 

Na relação disponibilizada na última semana pelo Ministério da Educação, Minas é o segundo Estado com o maior número de pré-selecionados – com 8.942 alunos –, atrás apenas de São Paulo, com mais de 13 mil. A consulta pode ser feita pelos estudantes na página do Fies Seleção (fiesselecao.mec.gov.br).

Em todo o país, são oferecidas 75 mil novas vagas para cursar o ensino superior em instituições de ensino privadas. Após confirmar o interesse, é necessário validar as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade. O prazo é de dez dias e passa a ser contado a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.

Além disso, o estudante também deve comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias – a partir do terceiro dia útil à data da validação das informações. Já a convocação dos que manifestarem interesse em participar da lista de espera ocorrerá até 3 de setembro.

O cadastro para as vagas remanescentes começam em 11 de setembro.

ProUni

O Ministério da Educação também informou que há vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni). São 77 mil bolsas das mais de 147 mil ofertadas para o segundo semestre deste ano, em 1.076 instituições privadas de educação superior em todo o país. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%).

Candidatos que ainda não estiverem matriculados podem fazer o cadastro até 25 de agosto. Já os que cursam alguma graduação têm prazo até 30 de outubro. É preciso acessar a página siteprouni.mec.gov.br.