Prazo para vacinação do gado contra febre aftosa termina no dia 31 de maio

Hoje em Dia
19/05/2015 às 17:37.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:06

Termina no dia 31 de maio (domingo) a vacinação dos rebanhos de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A vacinação é a única forma de proteger os animais contra a doença por isso os produtores rurais de Minas precisam estar atentos.

Minas Gerais é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação, status que é fundamental para que os produtores comercializem os produtos de origem bovina, como carne, leite e derivados, no mercado interno e, também, para o exterior.

Excepcionalmente nesta etapa de vacinação, o Insittuto Mineiro de Agropecuária está permitindo que os produtores regularizarem o cadastro quantitativo dos animais de sua propriedade, tendo em vista perdas ocorridas nos rebanhos prejudicados pela seca.

O ajuste poderá ser realizado sem ônus fiscal para o produtor até dia 31 próximo. Ele pode realizar quatro tipos de ajustes: o aumento do plantel independentemente do percentual; a diminuição de bovinos machos acima de três anos em até 5%; a diminuição de bovinos machos abaixo de três anos em até 12% e a diminuição do número de fêmeas em qualquer idade até 12%. Para usufruir dessa prerrogativa, o produtor , ou seu procurador, deverá declarar sua vacinação em um dos escritórios do IMA.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por