Prefeito de Mariana confirma trincas e assegura que Samarco tem monitorado a barragem Germano

Aline Louise - Hoje em Dia
13/11/2015 às 12:53.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:27
 (Cristiano Machado/Hoje em Dia)

(Cristiano Machado/Hoje em Dia)

A barragem Germano, a maior da Samarco na região de Mariana, está sendo constantemente monitorada tanto pela empresa, quanto pelo governo do estado, informou o prefeito de Mariana, Duarte Júnior.

De acordo com o gestor, o próprio governador Fernando Pimentel lhe explicou o risco presente na estrutura, representado por uma fissura. Segundo Duarte, a barragem possui 3 camadas, a mais interna apresenta uma trinca cujo grau de risco é de 1,2, numa escala que vai de 0 a 2, sendo que abaixo de um é considerado crítico.

"Não pode ficar abaixo de um, menos que isso é um risco que temos que nos mobilizar e preparar", explicou.

De acordo com o prefeito, o receio maior é pela comunidade de Camargos, próxima da barragem. "Ela foi afetada, mas somente algumas áreas. Se houver uma nova ruptura, ai Camargos vai embora. Essa é minha preocupação maior. Claro, pra baixo também, mas o local que já foi afetado, principalmente Paracatu e Bento, já não tem mais ninguém", destacou.

Doações

O prefeito pretende usar o dinheiro recebido de doações, R$ 400 mil, para dar uma ajuda de custo às famílias atingidas, caso a Samarco não defina esta questão ainda nesta sexta feira. A destinação do dinheiro será deliberada por uma comissão, formada pelo prefeito, e representantes da OAB, Ufop, IFMG, Conselho de Assistência Social e Arquidiocese da cidade.

"Se a empresa não se posicionar, nós vamos pedir o ressarcimento desse dinheiro no futuro, porque entendemos que este dinheiro é para se investir na construção de quadras, creches, os locais que devem ser reconstruídos. As doações foram para isso".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por