Assentamentos de Belo Horizonte terão água e luz regularizados. A autorização para as obras de infraestrutura básica nas comunidades Montes Claros, Maria Tereza e Dandara foi formalizada nesta quarta-feira (16) pela Prefeitura de Belo Horizonte.

A medida significa que, na prática, Copasa e Cemig já podem iniciar as obras para garantir energia elétrica regular e saneamento básico para esses assentamentos.

Segundo a secretária municipal de Políticas Urbanas, Maria Caldas, pelo menos seis mil pessoas devem ser beneficiadas nas três comunidades. “O processo será gradual e tem caráter provisório, já que há conflitos fundiários ainda em aberto e algumas mudanças podem ser feitas”, ressaltou.

Sustentável 

Projetos sustentáveis também serão planejados para as ocupações de Belo Horizonte, segundo Maria Caldas. Dentre as ideias em discussão, estão a implantação de um modelo 100% sustentável para a região do Izidora, com a possibilidade de reuso da água e a utilização de ônibus elétricos.

“Fomos procurados pela agência de energia sueca, que quer financiar projetos sustentáveis na cidade. Estamos em diálogo com eles para conseguir esse apoio”, finalizou a secretária.