O prefeito Alexandre Kalil entrega, na próxima segunda-feira (19), duas novas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) que começaram a funcionar neste ano: a Umei Sagrada Família, no bairro de mesmo nome, e a Umei Pedro Lessa, na comunidade da Pedreira Prado Lopes. 

As novas unidades oferecem, juntas, 276 novas vagas para a Educação Infantil e representam o esforço da Prefeitura em aproveitar ao máximo a capacidade instalada da Rede Municipal e das creches parceiras para ampliar o número de vagas. Só neste primeiro semestre, a Secretaria Municipal de Educação conseguiu criar cerca de 6,4 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos.

A Umei Sagrada Família entrou em funcionamento no dia 17 de fevereiro e atende 180 crianças de 2 a 5 anos, em horário parcial. A unidade está vinculada à Escola Municipal Professor Domiciano Vieira, situada a cerca de um quilômetro da unidade. 

Já a Umei Pedro Lessa funciona no prédio da antiga Escola Municipal Maria da Glória Lommez, que ficou fechado durante dois anos devido ao deslocamento de uma pedra, que afetou parte do terreno da instituição. A reabertura do prédio foi uma demanda apresentada pela comunidade ao prefeito Alexandre Kalil e as obras no local foram autorizadas no fim de janeiro. 

A Umei entrou em funcionamento em março e atende 96 crianças de 0 a 2 anos, em horário integral.

Mais vagas

A abertura de novas vagas na Educação Infantil faz parte de um estudo dinâmico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), sobre a ocupação de vagas em escolas infantis e Umeis. O objetivo da Prefeitura é aproveitar os espaços da Rede Municipal, dessa forma, todas as salas ociosas foram equipadas para receber os alunos.

Além disso, as turmas com número pequeno de estudantes foram remanejadas, dentro dos limites legais, para permitir a liberação de salas e, consequentemente, propiciar a abertura de novas turmas. Com isso, foi possível criar, nos prédios da Rede Municipal, cerca de 5.000 vagas neste primeiro semestre.

A Prefeitura avaliou também a possibilidade de criação de novas vagas em creches parceiras. Em toda a Rede Conveniada, foi verificado o potencial de ampliação de turmas. Além disso, outras quatro instituições foram credenciadas neste primeiro semestre, totalizando 196 creches conveniadas ao município. Com isso, nas instituições parceiras, foram criadas cerca de 1.400 vagas.

Novas Umeis 

O trabalho de ampliação de vagas na Educação Infantil tem como objetico alcançar o total de oito mil vagas até o fim de 2017. Para isso, outras estratégias de ampliação estão nos planos. Em junho, foram concluídas as obras da Umei Ribeiro de Abreu, no bairro homônimo. Esta unidade inicia as atividades na segunda-feira (19), com uma turma. 

No segundo semestre, será inaugurado um novo espaço: o anexo da Umei Goiânia, no bairro Goiânia, que passa por reformas. Outro avanço no aproveitamento dos espaços existentes é a retomada do processo de obras da Umei Jardim Montanhês, que estavam paradas desde 2014.