Prefeitura interdita Parque das Mangabeiras para evitar surto de febre amarela em BH

Ana Cláudia Ulhôa*
aulhoa@hojeemdia.com.br
22/02/2017 às 20:13.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:40
 (Reprodução)

(Reprodução)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou uma nota na noite desta quarta-feira (22) informando que o Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital, será fechado por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (23). O governo municipal afirma que o local não poderá receber visitantes por ser um provável foco de contágio da febre amarela.

Segundo a nota, a PBH irá acatar a recomendação emitida nesta quarta-feira (22) pela Gerência de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. O órgão teria informado que foram verificadas mortes atípicas de primatas no parque, “o que, em conjunto com outras ocorrências da mesma natureza na cidade, torna não recomendável o afluxo de milhares de pessoas ao local, tendo em vista que muitos visitantes podem não estar adequadamente vacinados contra a febre amarela”.

Eventos

Na manhã desta quarta-feira (22), a prefeitura já havia afirmado que proibiria a realização de eventos no local. No entanto, a motivação seria outra. O governo municipal disse que uma decisão foi acordada com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na noite da última terça-feira (21). Conforme a PBH, o impedimento estava relacionado à conservação ambiental do espaço, que é tombado e tem fauna e flora preservadas.

Procurado pela reportagem, o MPMG negou que houvesse tomado qualquer decisão. A assessoria de imprensa explicou que não existe nenhum documento que peça a interdição do parque ou o cancelamento de eventos. Em nota, o Ministério Público detalhou que a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Belo Horizonte, realmente, instaurou Inquérito Civil para apurar "denúncia de ocorrência de danos à biodiversidade, ao patrimônio cultural e ao meio ambiente urbano em razão da realização de mega-eventos no interior do Parque das Mangabeiras". Porém, ainda não foi proposto e nem assinado nenhum termo.

Carnaval

Com a proximidade do Carnaval, eventos particulares que estavam programados para ocorrerem na Parque das Mangabeiras terão que ser transferidos. Entre eles, está o Carnavália, que reunirá entre os dias 25 e 28 de fevereiro, nomes de destaque da música nacional como Nando Reis, Paralamas do Sucesso, Karol Conká, Gabriel, o Pensador e Buchecha, além de conhecidos blocos do Carnaval belorizontino. 

De acordo com a Macaco Prego, produtora do evento, até o momento, a empresa não foi notificada sobre o fechamento do parque. Por meio de nota, a empresa afirmou que considera o ato "um desrespeito, já que o processo de liberação está em dia. Tendo em vista a informação divulgada na imprensa sobre a interdição do Parque, a organização irá mudar o local do evento, que está mantido. O novo local será comunicado em breve. Não haverá prejuízo financeiro para o público".

Para protestar contra a decisão, produtores culturais de BH decidirão realizar uma manifestação. O encontro foi marcado para esta quinta-feira (23), às 12h, na avenida José do Patrocínio Pontes, 580.

*Com Liziane Lopes

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por