Prefeitura pede que população evite o hipercentro da capital nesta quarta-feira

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
14/03/2017 às 19:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:44
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pede que a população evite circular pelo hipercentro da capital, seja a pé ou de carro, nesta quarta-feira (15). O objetivo é evitar congestionamentos e o comprometimento do serviço de transporte público durante o Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, que contará com atos contra as reformas propostas pelo governo de Michel Temer.

Em nota, a PBH informou que preparou um plano de ação para reduzir os impactos das manifestações na cidade. Um das preocupações é com as estações alimentadoras do metrô. Como os trabalhadores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-BH) vão aderir ao movimento, as linhas não devem funcionar. Para que não ocorra nenhum tumulto, o governo municipal vai reforçar a segurança nesses locais.

Um acréscimo de viagens em linhas do sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte poderá ser implantado de acordo com a demanda. Haverá também funcionários da BHTrans nas estações de integração do MOVE e na Estação de Transferência da Rua Rio de Janeiro para orientar os usuários quanto a possíveis alterações em linhas de ônibus.

Segundo a prefeitura, a Unidade Integrada de Trânsito (UIT), que reúne agentes da BHTrans, Guarda Municipal e Batalhão de Trânsito (BPTran), estará nos principais cruzamentos de vias, verificando a necessidade de interrupção do fluxo de carros, estabelecendo desvios de rota e adequando o tempo da sinalização semafórica à garantia da segurança dos pedestres. 

A fiscalização municipal terá equipes nos pontos de concentração de manifestantes como Praça Afonso Arinos, Praça da Estação, Praça Sete e ao longo das principais avenidas por onde os grupos deverão se deslocar. O objetivo é garantir que não haja, nos trajetos, entulhos, caçambas e materiais de construção que possam ser lançados contra o público, causando riscos aos transeuntes.

As câmeras do COP-BH serão utilizadas para monitorar a movimentação de pessoas nas áreas de manifestação, orientando também a Guarda Municipal e a Polícia Militar quanto aos locais que demandem maior concentração de efetivo para aumentar a segurança da população. Uma equipe de 61 técnicos irá acompanhar as imagens, direcionando o pessoal em campo para os pontos considerados estratégicos, realizando eventuais alterações semafóricas necessárias e acionando as equipes de reboque para desobstrução de vias, quando necessário.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por