Prefeitura vai vistoriar 45 mil imóveis para identificar focos de dengue

Mariana Durães
mduraes@hojeemdia.com.br
16/10/2017 às 11:33.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:14
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Os Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) começaram, nesta segunda-feira (16), o levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa). Com o objetivo de identificar as áreas com mais focos do mosquito, a pesquisa deve mapear a situação em cerca de 45 mil imóveis. 

Após a coleta, as larvas encontradas são encaminhadas a um laboratório para identificação. De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de infestação larvária recomendado para evitar epidemia é de até 1%. Neste ano, o levantamento de janeiro foi de 1,3% e de março foi de 1%.

Até o momento, foram confirmados cerca de 800 casos de dengue em BH. Outros 672 casos notificados esperam de resultados e 7.516 foram descartados.

Prevenção
Com a chegada das chuvas e do calor intenso, a recomendação é não deixar água parada. Para evitar a proliferação do mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya, é preciso estar atento à qualquer possível foco. Garrafas, latas, baldes, vasos de planta e qualquer outro objeto que fique exposto ao ambiente e acumula água deve ficar virado para baixo. 

Para conscientizar a população, o grupo de arte e mobilização da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Mobiliza SUS-BH, vai realizar ações educativas sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Os trabalhos vão acontecer em empresas, instituições de ensino e na Estação Central do Metrô. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por