Os estragos provocados pelas chuvas em Minas nos últimos dias ainda são incalculáveis. Municípios mais atingidos, juntamente com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), ainda levantam o número de desabrigados e afetados. Ontem, subiu para oito o número de cidades que decretaram situação de emergência devido aos temporais.

Quatro pessoas continuam desaparecidas, sendo três em Urucânia, na Zona da Mata, e uma em Vespasiano, na Grande BH. Desde outubro, início do período chuvoso, seis óbitos foram registrados no Estado. 

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, só em Caeté, Ribeirão das Neves e Pedro Leopoldo pelo menos 1.600 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Levantamentos apontam que 285 casas foram danificadas ou completamente destruídas.

Previsão

A previsão é a de que as chuvas continuem em todo o Estado nos próximos dias. Na Zona da Mata, região mais atingida, os temporais devem ocorrer de forma isolada e em menor intensidade.

Já no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Jequitinhonha, Norte, Central e Noroeste, o risco é de chuvas fortes. Todas as regiões, porém, permanecerão com céu nublado e umidade relativa do ar acima de 50%. A temperatura máxima pode chegar a 35°C e a mínima, 11°C.

Belo Horizonte

Ontem, a capital registrou ocorrências de deslizamento e desabamento. Duas ruas – uma no bairro Dona Clara, na Pampulha, e outra no Nova Gameleira, na zona Oeste – foram isoladas e uma casa interditada no Serra Verde, em Venda Nova.

Alerta emitido pela Defesa Civil Municipal prevê pancadas de chuva, raios e rajadas de vento até as 8h de hoje na cidade.

Doações

Uma corrente de ajuda foi formada para ajudar as vítimas das chuvas em Minas. Estão sendo recolhidos água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza. Confira ao lado como fazer doações.{HEADLINE}

Veja como ajudar:

Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas)
Alimentos não perecíveis, água mineral, materiais de limpeza e de higiene pessoal. 
Onde: avenida Cristóvão Colombo, 683, bairro Funcionários, ou em qualquer Batalhão da PM da Grande BH. Valores podem ser depositados diretamente na conta da entidade na Caixa Econômica Federal (banco: 104, agência: 1667-5, Operação: 003 / CC: 4031-7 / CNPJ: 17.385.840/0001-12).
Quando: de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h, e nos fins de semana das 10h às 15h. 

Cruz Vermelha
Itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, colchões, roupas de cama, cobertores e fraldas infantis.
Onde: Alameda Ezequiel Dias, 427, Santa Efigênia.
Quando: de segunda a sexta, de 8h às 187h.
Mais informações: (31) 3239-4211.

Faculdade de Educação da UEMG
Itens de higiene pessoal e materiais de limpeza, alimentos não perecíveis e colchões.
Onde: rua Paraíba, 29, Funcionários (aos cuidados da professora Letícia Schneider)
Quando: até a noite de hoje.

Ravena (Sabará)
Roupas, alimentos e itens de higiene pessoal.
Onde: Ponto de coleta foi montado na rua Sabará, 730, no Centro de Ravena.
Quando: até amanhã. Donativos serão levados para Rio Casca neste fim de semana.