Preso quinto colombiano envolvido no tráfico internacional de drogas

Gabriela Sales
gsales@hojeemdia.com.br
16/05/2017 às 10:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:34

Preso o quinto suspeito de envolvimento no esquema de tráfico internacional de drogas em Minas. A Polícia Federal informou que o colombiano foi detido no fim de semana no aeroporto de Bogotá, na Colômbia. Outros quatro envolvidos no esquema criminoso seguem foragidos.

O grupo é suspeito de enviar cocaína em blocos de granito para o exterior. Minas Gerais era utilizado pela quadrilha como uma espécie de “escritório de apoio”.

Segundo a corporação, as investigações apontaram que os colombianos se apresentavam como empresários espanhóis, exportadores de pedras de granito. Eles alugavam imóveis de forma legal na tentativa de não levantarem suspeitas.

Esquema ilegal

Ainda de acordo com a PF, os blocos de granito utilizados pela quadrilha tinham, em média, vinte e duas toneladas. Para esconderem o entorpecente, eles faziam vários furos no material e preenchiam os buracos com cilindros de chumbo recheados de cocaína pura. Depois, os furos eram cobertos com pedra e resina.

A polícia descobriu que dois blocos de granito foram levados de caminhão até o porto do Rio de Janeiro e, de lá, seguiram de navio para a Europa.

Indiciamento

Foram indiciados um venezuelano, um albanês e dois italianos suspeitos de integrarem a máfia italiana. Eles seriam compradores da droga.

Segundo a corporação, a estimativa é que a quadrilha ganharia cerca de 50 milhões de euros, equivalente a R$ 170 milhões, com a venda da cocaína no destino final, a Espanha.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por