Foliões já podem comemorar: hoje é a largada oficial para o Carnaval de BH. A programação começa neste sábado com a apresentação de 11 blocos. Amanhã serão mais seis. Caso a previsão dos grupos se confirme, o primeiro fim de semana de evento deve arrastar 27 mil pessoas para as ruas.

A expectativa da Belotur é de uma grande festa, mas não há estimativa de público. O certo é que este será um importante teste para o maior Carnaval já realizado na metrópole. Várias ações foram planejadas, principalmente para o trânsito.

Tradição

Com 11 anos de tradição, nesse sábado o bloco Trema na Linguiça abre a folia a partir do meio-dia no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul. Criador e presidente do grupo, Carlos Rocha Jacaré afirma que o sucesso da festa é a realização de um sonho. “Quando começamos, o Carnaval quase não existia aqui. Agora que ele começa a ressurgir, ser reconhecido como um dos blocos que abrem a festa é muito gratificante”. 

Para o cortejo, ao som de marchinhas e samba de raiz, Jacaré espera 4 mil pessoas. Além da estrutura disponibilizada pela prefeitura, como o fechamento de algumas vias, a organização utilizou parte dos R$ 5 mil de incentivo da Belotur para contratar seguranças e um trio elétrico.

Outro grupo com boas expectativas é o Xai-Xai com Bartucada. Conhecido pelas apresentações em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, o cortejo chegou à folia da capital em 2015. Tocando marchinhas, axés e samba, o bloco promete arrastar 5 mil pessoas. “Vai ser uma linda festa”, resume Henrique Fabrino, patrono da Bartucada. Ele lembrou que a festa continua no Parque Municipal, com um show a partir das 19h. Os ingressos, no entanto, já estão esgotados. 

Organização

Diretor de Eventos da Belotur, Gilberto Castro reforça que a operação de Carnaval, dividida entre órgãos estaduais e municipais, começa agora. “Teremos mais de mil banheiros químicos nas concentrações, trajeto e dispersão dos blocos. O trânsito será planejado de modo a diminuir os impactos e a Guarda Municipal fará a segurança”. A rede de saúde, incluindo hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), também está preparada e à disposição dos foliões. 

Segurança

A Guarda Municipal informou que todo o efetivo estará disponível a partir deste fim de semana. “Serão 2 mil agentes, em escala de revezamento por turnos. Eles estarão empenhados em atividades nas ruas, no serviço de inteligência, no monitoramento de câmeras ou em esquema de prontidão”.

A Guarda orienta os foliões a não consumir bebidas em garrafas de vidro, evitar portar objetos de valor, não transitar em locais ermos e ter cuidado especial com os celulares. Já a Polícia Militar informou que disponibilizará o efetivo para áreas de multidões conforme a necessidade.