Primeiro gorila nascido no zoológico de BH comemora aniversário nesta quarta

Hoje em Dia*
05/08/2015 às 08:55.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:13
 (Herlandes Tinoco/ Divulgação)

(Herlandes Tinoco/ Divulgação)

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) se prepara para celebrar os aniversários dos primeiros gorilas nascidos em cativeiro na América do Sul.

Sawidi comemora um ano nesta quarta-feira (5) e Jahari, no dia 10 de setembro. O grupo de gorilas que vive hoje na FZB-BH foi formado em 2013 com a chegada de Leon, da Espanha, e de Lou Lou, do Reino Unido. Eles se juntaram a Imbi, que já estava no Zoológico de BH desde 2011.

Lou Lou deu à luz Sawidi, cujo nome de origem tupi-guarani significa “amado, querido, desejado”, enquanto Imbi é mãe de Jahari, nome de origem africana que tem como significado “forte e poderoso”. Os nomes foram escolhidos com a ajuda do público, por meio de votação pela internet.

Comemorações marcadas para setembro

A comemoração está marcada para os dias 12 e 13 de setembro. A programação inclui preparo de cupcakes especiais nutritivos para os filhotes e a exibição de um vídeo para o público, contendo o histórico do grupo de gorilas, com destaque para as características dos “gorilinhas”.

Bate-papos sobre essa espécie ameaçada de extinção também serão realizados com quem passar nas proximidades do recinto. E quem quiser poderá escrever um bilhetinho para todos da família ou para os aniversariantes. “A reprodução de gorilas em cativeiro é um sucesso para nossa instituição. Reflete os cuidados e o conhecimento técnico da equipe envolvida”, afirma Karina Pereira, responsável pela equipe do Serviço de Educação Ambiental da FZB-BH.

*Com PBH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por