Primeiro Parklet de BH é inaugurado no Centro

Hoje em Dia
25/06/2015 às 15:28.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:38
 (Raquel Ramos / Hoje em Dia)

(Raquel Ramos / Hoje em Dia)

O primeiro Parklet, ou “varandas urbanas”, de Belo Horizonte foi inaugurado nesta quinta-feira (25), na rua dos Goitacazes, entre as ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro, no Centro da capital. Os espaços públicos são espécies de mini-praças, com mesas, guarda-sóis, cadeiras e bicicletários, entre outros mobiliários, que ficam em vagas de estacionamento, junto ao passeio.    O equipamento ficará por dois anos na região Centro-Sul da capital, uma outra estrutura é preparada para a avenida Bandeirantes, entre as ruas Ribeiro Junqueira e Júlio Vidal.   A primeira Varanda Urbana foi instalada por meio de uma parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e outras empresas apoiadoras. Segundo o presidente do CDL, Bruno Falci, os locais foram escolhidos de acordo com a movimentação de pessoas.    “A Varanda Urbana tem como finalidade disponibilizar para a população um espaço de convivência como se fosse uma praça. Em ruas com grande movimento de pedestres e intenso comércio, ela proporciona uma melhoria no ambiente da região, tornando a experiência de compras em lojas de rua muito mais prazerosa”, afirmou Bruno.   Conceito   O parklet é uma espécie de miniparque temporário projetado, implantado e mantido pela própria população sobre vagas de estacionamento na via, com o objetivo de propor novos usos para esses espaços e potencializar sua apropriação. É uma expansão do passeio público e tem o objetivo de ampliar a oferta de espaços públicos de fruição, providos de estruturas que pretendem incrementar o conforto e a conveniência dos cidadãos e que são destinadas à recreação, ao descanso, ao convívio, à permanência de pessoas e a manifestações culturais. Qualquer região da cidade pode receber esses equipamentos.   As vagas de estacionamento são espaços públicos de utilização potencialmente privada, já que um carro estacionado pode ocupar por várias horas – ou mesmo dias – uma área de cerca de 10 metros quadrados que poderia, em muitos casos, ser mais bem utilizada para outras atividades que tragam mais vitalidade e diversidade ao espaço público.    Projetos   Não há um projeto padrão e único para as Varandas Urbanas de BH. Cada equipamento pode e deve apresentar características próprias que permitam uma melhor adequação ao local de instalação, valorizando usos existentes e propondo novos. Para isso, no entanto, o responsável deve seguir condições de instalação.As Varandas Urbanas deverão ser preferencialmente implantadas em áreas com maior intensidade de fluxo de pedestres e vias com presença significativa de comércio e serviço ou grande densidade de moradias.   Para conhecer todos os critérios para localização e projeto, o roteiro para o licenciamento, além de exemplos de parklet de sucesso instalados em outras cidades do Brasil e do mundo, acesse http://goo.gl/hSDv8s.    Teste   No início do mês, uma varanda urbana foi instalada na Savassi, em caráter experimental. A plataforma de madeira com mesas, cadeiras, bancos e bicicletário chamou a atenção de quem passou pelo local no sábado, dia 9. O público aderiu, usufruindo do espaço para descansar, conversar e até mesmo fazer uma refeição. Segundo os organizadores, cerca de 400 pessoas circularam no local. Esse mobiliário, em específico, não necessitou passar pelo processo completo de autorização por causa do curto período de tempo instalado, previsto no decreto municipal 15.895/15. Os espaços que vão permanecer por mais tempo necessitam de um processo diferenciado. Todos os parklets são locais de uso público, abertos à utilização de qualquer pessoa, não podendo ser usado com exclusividade pelo seu mantenedor.    Regras   • Estar localizado em via com velocidade regulamentada de até 40 km/h (salvo autorização específica da BHTrans).    • Não ocupar vagas de estacionamento destinadas a idosos, a pessoas com deficiência e outras que possuam regulamentação especial.    • Não obstruir faixas de travessia de pedestres, rebaixos de meio-fio, acessos a garagens, ciclovias, pistas de caminhada, pontos de ônibus e táxi.    • Apresentar proteção ao usuário nas faces voltadas para a pista de rolamento, devendo ser acessado apenas a partir do passeio ou da área de circulação de pedestres.    • Apresentar sinalização refletiva.    • Atender normas de segurança e acessibilidade.    • Ser removível.   • Não ocupar espaço superior a 2,20 metros de largura por 10 metros de comprimento em vagas paralelas ao alinhamento da calçada ou de 4,40 metros de largura por 5 metros de comprimento em vagas perpendiculares ou a 45º do alinhamento.

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