Professor da oficina de grafite do Fica Vivo é aprovado em escola francesa de arte e design

Paula Bicalho*
pbicalho@hojeemdia.com.br
20/08/2017 às 21:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:10
 (Arquivo Pessoal)

(Arquivo Pessoal)

O ex-aluno e agora professor de uma oficina de grafite do programa Fica Vivo, do governo do estado, Dagson Silva, de 29 anos, foi aprovado para completar os estudos na renomada Escola Superior de Arte e Design de Marseille, na França - uma das mais conceituadas da Europa. Belas Artes na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

 entrevista por videoconferência, mostrou alguns dos trabalhos feitos e foi sabatinado por três instrutores da escola. 

Segundo o artista, “por apresentar identidade própria” o grafite brasileiro é tido como um dos melhores do mundo,  e por isso é alvo de estudos pelos parisienses.

O início

Silva sempre gostou de desenhar. Na adolescência, passou a observar a arte das ruas de BH e se interessou pelo grafite. Aos 17 anos, entrou para o Fica Vivo (programa de prevenção social à criminalidade com foco na prevenção e na redução de homicídios de adolescentes e jovens) como aluno de uma oficina de pintura e teve a oportunidade de aprimorar o talento. Rapidamente, tornou-se referência, multiplicando conhecimento com os colegas.

Em 2005, por ter a qualidade técnica e ser uma liderança comunitária, foi selecionado para ministrar a primeira oficina de grafite do Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) do Morro das Pedras, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Ele nasceu e cresceu no Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte, e acredita que o fato de o programa priorizar referências locais para atuarem como oficineiros possibilita uma atuação mais eficaz, utilizando a linguagem da comunidade.    

“O Fica Vivo tem essa grande ‘sacada’ de trabalhar a Política de Segurança Pública em diálogo com os atores da região. Estamos inseridos na realidade e nos problemas do nosso público. Por isso, temos mais sensibilidade para trabalhá-los,” observa Silva.

Financiamento coletivo

Está no ar uma campanha de financiamento coletivo, para ajudar Dagson a custear os estudos na França. Os apoiadores podem receber de agradecimentos públicos a obras do artista. Para saber como ajudar, acesse https://www.catarse.me/vaidagsonsilva

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por