Professores da UFMG anunciam greve e manifestação complica trânsito em BH

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
11/11/2016 às 12:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:37

Após assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (11), professores da Universidade Federal de Minas Gerais anunciaram greve a partir da próxima quarta-feira (16). Eles se unem aos servidores técnico-administrativos da UFMG, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que estão parados desde o dia 31 de outubro.

Segundo Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes), a greve é contra a PEC 241 (55), que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Ainda conforme o sindicato, a ação também é de combate às reformas da Previdência e do Ensino Médio. 

O ato desta sexta faz parte de uma série de mobilizações do "Dia Nacional de Protestos". Por volta das 9h, os professores se concentraram na praça Afonso Arinos, na região Centro-Sul. Depois eles se deslocaram para o campus Saúde da universidade, na área hospitalar, onde decidiram iniciar a greve na próxima quarta. 

Por volta de 11h, os professores se juntaram a estudantes e a centrais sindicais, seguindo para a praça Sete, no centro da cidade. Depois foram para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A BHTrans informou, no início da tarde desta sexta-feira (11), que embora as manifestações já estivessem acabado, o trânsito continuou lento por muito tempo no encontro da rua da Bahia com a rua Tupinambás, na Afonso Pena no sentido praça 7 e na avenida Amazonas entre Contorno e Praça Raul Soares, sentido centro.

Já no início da noite, o trânsito seguia intenso na avenida Augusto de Lima, entre a Praça Afonso Arinos e a Santa Catarina, sentido Mercado Central devido ao feriado na terça-feira (15). No cruzamento das avenidas Afonso Pena e Álvares Cabral, sentido Rodoviária, retenção intensa também foi registrada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por