Sim, é difícil ver as fotos dos amigos que viajaram nas redes sociais. Mas não é preciso ficar em casa curtindo deprê durante o feriadão porque não pôde viajar. A capital mineira está lotada de atrações para todos os gostos, especialmente para quem procura por um programa em família. E melhor: são muitas opções gratuitas no cardápio cultural da cidade.

Confira os destaques da programação gratuita de BH e região. Fique atento às datas, pois vários eventos são realizados em várias datas:

QUINTA-FEIRA (12)

Panderolê na Lagoa do Nado

A Fundação Municipal de Cultura promove nesta quinta-feira, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (rua Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã), a 19ª edição do Panderolê. Das 9h às 17h30, o evento reúne uma série de atividades artísticas e apresentações de espetáculos musicais e teatrais para celebrar o Dia das Crianças. A programação completa está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br. Todas as atrações têm entrada gratuita.

 

Planetário

Durante toda a semana, o Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade) exibe sessões especiais no Planetário, voltadas para toda a família. Entre os destaques, está o filme Da Terra ao Universo, recém-lançado no museu, que mostra os vários mundos do Sistema Solar e a incrível imensidão de galáxias. A programação completa do Planetário pode ser consultada aqui. A criançada poderá conferir ainda a oficina Fábrica de Planetas quinta e domingo, às 14h, e sexta, às 11h. 

 

Ex África

Até domingo, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH) oferece atividades gratuitas como jogos, contações de histórias, laboratórios sensoriais envolvendo a exposição “Ex África”, a maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no Brasil. O intuito é trabalhar a importância da cultura africana por meio de uma linguagem festiva que envolva, divirta e chame a atenção dos pequenos. As atividades “Pequenas Mãos” (3 a 6 anos) acontecem às 13h, enquanto as contações de histórias são realizadas às 15h. A ação de Artes Visuais acontece às 16h. Além da programação para as crianças dedicada à exposição “Ex África”, o CCBB oferece sessões de cinema na quinta-feira – “Tainá, A Origem”, às 16h, e “Um Tio Quase Perfeito”, às 18h.

 

Jazzinho no CCBB

Realizado pelo Savassi Festival, o Jazzinho – Jazz para Crianças tem continuidade neste feriadão, dessa vez com apresentações em áreas internas do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH, na Praça da Liberdade). Nesta quinta, às 11h, no Teatro 1, a Orquestra Ouro Preto apresenta “Cantigas do Bem Querer”. Na sexta, às 17h, é a vez de Toninho Ferragutti e Salomão Soares apresentarem o espetáculo “Brincando com as Teclas” no pátio interno do CCBB. “Vovô Tom Jobim completa 90 anos!”, com Sílvia Negrão, é a atração de sábado, às 17h, no Pátio interno. Para encerrar, no domingo, às 17h, tem “Domingo com Pink Floyd e sua turma”, com Túlio Mourão e Renato Saldanha, no pátio interno.

 

Oficinas na Casa Fiat

O evento Museomix, que tem tomado vários espaços do Circuito Liberdade, também tem eventos para crianças. Três oficinas para os pequenos serão realizadas na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade) na quinta e na sexta. A oficina “Desenhando com João Gabriel, escrevendo com Sofia Fada” acontece na quinta, às 10h, com foco para crianças de 7 a 13 anos e tem duração de duas a três horas. A empresa Kriativar realiza uma oficina “Impressão 3D” na quinta, às 15h, e a oficina “Tudo pode acontecer” (de cartonagem), na sexta, às 15h – ambas para crianças a partir de 8 anos.

 

Programadores do Futuro

Até sábado, o DiamondMall (av. Olegário Maciel) realiza o evento “Programadores do Futuro”. As atividades, em parceria com a maior escola infantil de programação de Minas Gerais, a Buddys, terão o objetivo de ensinar as crianças uma nova forma de enxergar e consumir a tecnologia. Aprendendo a desenvolver, por meio de um raciocínio lógico, jogos e aplicativos. Oficinas das 14h às 19h e direcionadas para duas faixas etárias: "Pequenos Cientistas" para crianças de 4 a 7 anos e a "Meu Primeiro Game" de 8 a 12 anos. Inscrições gratuitas e limitadas no Concierge (Piso L3) ou 3330-8633.

 

Gastrobeer Contagem

Hambúrgueres artesanais, churrasco, cervejas especiais, artesanato e espaço kids são algumas das atrações da quarta edição da Gastrobeer Contagem. Com entrada gratuita, a feira ao ar livre será realizada de quinta a sábado, das 12h às 22h, no estacionamento G4 do Shopping Contagem ( av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850, Cabral, Contagem). Mais de dez estabelecimentos vão expor nas típicas barraquinhas de feira o melhor de suas cozinhas. Para apreciação do público, haverá diversas cervejas artesanais, como Laut Beer, Walls, Krug, Bruder, Évora e Charada. A trilha sonora do evento ficará por conta das apresentações ao vivo das bandas Manitu, Corcel 73 e Locomotiva. 

 

SEXTA-FEIRA (13)

Anima Mundi

De sexta a domingo, o MIS Cine Santa Tereza (praça Duque de Caxias) recebe a sexta edição do Anima Mundi BH, versão itinerante do festival que já existe há 25 anos no Brasil. A programação gratuita conta com a exibição de mais de 40 filmes nacionais e internacionais, além da realização de oficinas com diferentes técnicas de animação e a palestra "A importância do curta-metragem como laboratório de formação e criação" com a animadora Rosaria (RJ), diretora da Fasfavor Desenhos Animados e vencedora de diversos prêmios durante o Festival Anima Mundi 2016, entre eles o prêmio de melhor curta, melhor curta brasileiro, prêmio Canal Brasil e Prêmio BNDES de melhor curta. A programação completa está aqui.

 

Mostra de cinema

Com curadoria dos convidados João Campos e Rodrigo Pinto, o Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes) realiza a mostra São Paulo – Cinema Anônimo, entre os dias 13 e 25 de outubro. Serão exibidos longas e curtas da cena independente do cinema contemporâneo de SP, questionando e instigando a discussão acerca da existência de um cinema autoral paulista. Serão exibidos 13 longas, com destaque para “Os Dias com Ele” (2013), de Maria Clara Escobar, “Proxy Reverso” (2014), de Roberto Winter e Guilherme Peters, e “Sinfonia da Necrópole” (2016), de Juliana Rojas. Programação completa aqui.

 

SÁBADO (14)

Acorda na Pierrot Lunar

O espetáculo “Acorda”, do Trampulim, está sendo apresentado em espaços diversos de Belo Horizonte. Neste sábado, às 20h, é a vez do Espaço Aberto Pierrot Lunar (rua Ipiranga, 137, Floresta) recebê-lo. Em cena, os palhaços Benedita, Conselhos, Socorro e Sabonete dividem a mesma casa. Eles compartilham naquele espaço suas rotinas, manias, temores, bons e maus humores. Entrada gratuita.

 

Mudança climática

No falso documentário “Recife Frio” (2009), de Kleber Mendonça Filho, uma mudança climática na cidade nordestina gera mudanças na cultura de quem sempre viveu em um ambiente quente. O filme será exibido sábado, às 19h30, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade), seguido de um debate com o público sobre geografia humana. Em seguida, os visitantes serão levados à exposição de longa duração “Demasiado Humano”. Classificação etária de 12 anos.

 

DOMINGO (15)

Beatles sinfônico

Uma combinação inusitada entre uma orquestra de cordas e uma banda de rock, numa viagem sonora pela biografia musical do famoso quarteto de Liverpool. É essa a proposta do espetáculo “The Beatles” que a Orquestra Ouro Preto apresenta no domingo, às 20h30, no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima (Praça Bernardino de Lima, s/n – Centro), em Nova Lima. Ingressos: gratuitos com retirada a partir das 16h, na bilheteria do Teatro, no dia do espetáculo.

 

Lançamento do Zimun

Neste domingo, tem Festival HipHop.Doc debaixo do Viaduto Santa Tereza. O grande destaque do evento é a banda Zimun, que junta o jazz, rap, um pouco de rock, afrobeat e MPB para criar um novo estilo. Essa mistura musical dá o tom ao segundo álbum da banda: “Sobre o Bom Senso e o Senso Comum”, com produção musical de Daniel Santiago (Teatro Mágico, Hamilton de Holanda e Bituca). O show acontece às 17h.

 

Porgy and Bess

A abertura oficial do 9º Festival de Arte Negra (FAN-BH) acontece neste domingo, às 9h30, no Parque Municipal, com o projeto Concertos no Parque. A Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais, com regência de Silvio Viegas, apresentam trechos da ópera “Porgy and Bess”, que estreia dia 21 no Palácio das Artes.

 

A Savassi é da Gente

O destaque do programa "A Savassi é da Gente" deste domingo fica por conta da realização do evento "A Rua é Sua", uma iniciativa da Rede Globo, que, em parceria com o Sesc Minas, pretende resgatar as brincadeiras de rua, reunindo adultos, crianças e adolescentes para curtirem esportes e brincadeiras tradicionais. Além disso, neste domingo, as atividades incluem: espaço com corda, peteca, amarelinha, bambolê, xadrez, dama e dominó; treino solidário de corrida de rua, com largada às 8h e participação gratuita; e realização de um jogo da memória, com intervenções junto ao público conscientização contra a violação dos direitos da criança e do adolescente. Das 9h às 14h na praça Diogo de Vasconcelos, Savassi.

 

Yoga no Parque

O programa Yoga no Parque será realizado em vários espaços da capital neste domingo, a partir das 9h. Locais: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro); Parque Fazenda Lagoa do Nado (Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã); Parque Rosinha Cadar (Rua Rodrigues Caldas, 315, Santo Agostinho); Parque das Mangabeiras (Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras). Use roupas confortáveis. Leve um tapetinho ou canga.