O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou nesta terça-feira (26) o programa Pedala Comigo BH. O intuito é oferecr novas opções de lazer a crianças e adolescentes abrigados em instituições, além de jovens em conflito com a lei. O programa foi idealizado pela Vara da Infância e da Juventude de BH pretende aliar a prática do ciclismo e a conscientização sobre temas ambientais.

“É através de programas preventivos que vamos formar novos cidadãos”, declarou juíza Valéria Rodrigues.
 
O primeiro grupo a usufruir do programa foi composto por 24 crianças e adolescentes da Casa dos Meninos, da Associação Irmão Sol, da Casa Esperança 11 e da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). Os passeios duraram aproximadamente duas horas e foram acompanhados por monitores. A expectativa é que nos próximos 12 meses mais de 1.400 crianças e adolescentes abrigados e jovens em conflito com lei sejam atendidos pelo programa.

O Pedala Comigo BH é resultado de parceria entre o Instituto Ajudar, a Fundação Zoobotânica e a Trevo Alimentos. O programa conta com 31 bicicletas novas e monitores da Fundação Zoobotânica. O objetivo do programa é garantir experiências de lazer e convivência comunitária, além de proporcionar a conscientização sobre a necessidade de conservação e preservação da natureza.
 
Bicicleta para todos
 
O Pedala Comigo BH está inserido no projeto Bicicleta para Todos, da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, que está sendo retomado neste mês pela instituição, depois de um período interrompido.
 
O projeto prevê a disponibilização de bicicletas para uso gratuito dentro do Parque Ecológico, associada à educação ambiental. O programa foi lançado em 2004 e já atendeu mais de 300 mil pessoas. Com a instituição do Pedala Comigo BH, o acesso das crianças e adolescentes abrigados em instituições e dos jovens em conflito com a lei será garantido de forma prioritária.